Pesquisar este blog

quinta-feira, 7 de abril de 2016

★ Tutorial: Sketchbook simples! ★

Olá, como vão?

Escrevi esse post há um tempão - antes de as aulas começarem, mas só consegui terminar e postar agora, então alguns comentários estão meio desatualizados.

Estava arrumando minhas coisas para faculdade, quando (porque eu estou nessa vibe de minimalismo) eu comecei a questionar a existência de dois cadernos na minha mochila, haha - um para desenhar e outro para escrever - enquanto eu podia muito bem levar só um. O problema era que eu não queria desenhar no caderno pautado, nem escrever no sketchbook (porque sketchbooks são caros, e eu não queria desperdiçar folhas escrevendo neles). Achei uma solução para esse dilema, meio sem querer, enquanto olhava os vídeos antigos que eu salvei no "assistir mais tarde" do Youtube - fazer meu próprio sketchbook!

Além de caber na minha meta de DIY's e economizar espaço, também era uma boa ideia tanto para desenhar quanto para escrever sem culpa, porque é bem mais barato que usar um caderno de desenho pronto! Eu achei que ia dar trabalho, mas acabou sendo bem simples e rápido de fazer (mesmo para o meu nível de habilidade, haha) - e com certeza vou tentar mais vezes! Também é altamente customizável, então você pode aproveitar para usar sua criatividade no processo!

Vamos lá!

★ Tutorial: Sketchbook simples! 


O vídeo original - que eu recomendo muito que vocês assistam caso decidam fazer o tutorial (porque vendo é beeem mais fácil de entender do que lendo) - é esse:


O materiais necessários são:

★ Um bloco de papel de sua escolha (de preferência com a gramatura alta). A capa do bloco vai ser usada para fazer a capa do caderno, então não jogue nada fora.
★ Tesoura
★ Régua
★ Algo para fazer furos no papelão e no papel. Eu usei uma agulha grossa.
★ Linha (de preferência encerada) e uma agulha de tamanho apropriado
★ Lápis


Como fazer:

Para começar, você vai desprender todas as folhas do bloco. Meu bloco já estava usado então meu caderno ficou fino, mas o tamanho é totalmente adaptável. Escolha o que for melhor para você. No meu caso foram 12 folhas (que viraram 24, depois de dobradas).


Em seguida, dobre as folhas ao meio. A moça do vídeo tem uma ferramenta para deixar a dobra lisa, mas com os dedos também funciona. Tente deixar a folha o mais achatada quanto for possível (vide o vídeo, hehe). As que eu dobrei não são exatamente um bom exemplo (nem nesse passo, nem no outro, rs).


Depois, junte em grupos de quatro (isso também é adaptável, quatro folhas é o número mais comum), e encaixe uma folha dentro da outra. Como eu tinha doze folhas, fiquei com três grupos de quatro. Dê uma olhada nessa imagem, caso não tenha entendido muito bem. O meu ficou assim:


Agora, use a capa de papelão do bloco (a que aparece no fundo na foto de cima) para fazer a capa do sketchbook. Risque-a no meio e corte. Você vai terminar com isso:


Separe os blocos de papel dobrado, colocando um em cima do outro. Pegue o bloco de cima e marque um ponto a 3 cm de distância de uma extremidade. Essas marcações serão os lugares onde você irá fazer os furos. Depois, marque um segundo ponto a 2 cm de distância do primeiro, e faça um terceiro ponto a 2 cm de distância do segundo. Repita o processo na outra ponta. 

*Eu adaptei essas medidas do vídeo.


Depois, use a régua (ou uma das capas, colocada de pé) como guia para riscar os demais blocos nos lugares demarcados.


Para fazer a marcação no papelão: use um dos blocos que você já riscou como guia para demarcar os pontos numa das capas. Dê mais ou menos 1 cm de distância da borda, alinhe o bloco com a capa, e marque os pontinhos (no vídeo em 3:18). Fure a capa nesses lugares. Depois, coloque a primeira capa (com os furos) sobre a segunda, e fure novamente para atingir o papelão que ficar por baixo e deixar tudo alinhado. Lembre-se de, quando for furar a segunda capa, manter as duas capas com a parte interior voltada para dentro (ou você pode acabar furando errado, e ficando com a parte menos bonitinha do papelão virada para fora).


Agora fure também os blocos nas regiões que você demarcou. Tente fazer os furos proporcionais ao tamanho da agulha que você vai usar para costurar. Mantenha sempre as folhas alinhadas para a posição não entortar.


E agora vamos para a costura! Costurar é a parte mais complicada de se explicar escrevendo, então eu encorajo vocês a assistirem o vídeo (de 5:35 até o final). Embora o processo não seja muito difícil, eu precisei ver várias vezes até conseguir acertar, rs.

Separe um pedaço de linha que seja grande o suficiente, mas que não te atrapalhe na hora de costurar. Se a linha acabar no meio do caminho não tem problema - é bem fácil de repor e continuar, mas quanto menos você tiver que fazer isso melhor. A linha encerada enrosca menos, mas eu consegui ir bem com uma linha comum. Dê um nó no final antes de começar.

Você vai alinhar o primeiro bloco a uma das capas e começar passando a agulha por dentro do bloco, no primeiro furo. Em seguida, insira a agulha no primeiro furo da capa, de fora para dentro. Estique a linha até terminar. Depois, passe a agulha, de cima para baixo, dando a volta na costura que você acabou de fazer, como que para amarra-la (dê uma olhada do 5:35 até o 6:06). Volte pelo mesmo primeiro furo do bloco, de fora para dentro. Depois é só repetir o processo até chegar no último buraco, na parte inferior do caderno.


Quando chegar ao final, depois de "amarrar" a linha, insira a agulha por fora no próximo bloco de folhas, dessa vez começando por baixo (6:41). Saia com a agulha no segundo furo, de dentro para fora. Dê a volta, passando por dentro, em torno da costura que você fez no bloco anterior, "amarrando-a" também (6:52), e entre no bloco novamente. Continue o processo no resto do caderno.

Se você perceber que linha vai acabar no meio do caminho (8:50), passe-a por dentro de uma das costuras internas, dê um nó e corte-a. Eu fiz o nó meio errado, mas deu certo do mesmo jeito, haha. Continue com a nova linha de onde você havia parado com a antiga (9:06).


Quando chegar no último bloco de folhas, pule-o e comece por passar a agulha pelo lado de fora da capa (9:29). Passe a agulha por dentro da costura que acabou de fazer, e então entre no bloco, de fora para dentro. Para os outros furos, passe pela costura do bloco anterior primeiro (10:07), depois pela capa, de fora para dentro, faça o loop na costura que acabou de criar, e entre no bloco novamente. No final é só fazer um nó do lado de dentro.

E está pronto!



Lembre-se de não costurar o último bloco (que você vai usar para prender a capa no final), se não você vai ficar com uma costura dupla no meio - foi o que aconteceu com o meu, rs. Eu também pulei um ponto num dos bloquinhos, e não apertei a linha o suficiente, então meu caderno ficou um pouco frouxo, haha. Ainda assim eu gostei bastante!

Deu ruim.
Depois, você ainda pode customizar a capa como quiser! Eu gostei da minha do jeito que ficou, então não mexi nela, mas dá para fazer um monte de coisa - colar adesivos e enfeites, desenhar, cortar, etc. A linha da lombada também pode ser de qualquer cor ou tipo! E, é claro, você pode usar outros tipos de capa, caso não queria fazer com o papelão do bloco de folhas.

Como eu falei, no post escrito é bem mais complicado de explicar, mas vendo o vídeo você consegue perceber que fazer o caderno não é muito difícil. Eu achei bastante prático e útil, e com certeza vou tentar outras variações de capas diferentes depois! Como as matérias desse semestre são em maior parte matérias práticas, acho que o sketchbook ainda vai durar bastante. E, por ser mais barato/fácil de fazer, eu já não me preocupo tanto com o tipo de desenho que vai nele (o que me ajuda a desenhar mais)!

Em uso, rs
Aliás, se quiser dar uma olhada nos meus desenhos dê uma passadinha lá na página Candelabra!

E por hoje é isso, espero que tenha sido de alguma ajuda. Se tiverem alguma dúvida, não hesitem em perguntar!

Tenham um bom final de semana, e até mais!

Milky

4 comentários:

Ichigo Fujiwara disse...

Adorei o tutorial e realmente a parte mais difícil parece ser a costura!
Se eu fizer um, minha capa terá glitter :v

Beijos!
Sussurro do Ar

Kai disse...

A costura é meio complicada de entender na primeira vez, mas não é tão difícil de fazer (por incrível que pareça)! Adoraria ver seu caderno com glitter, haha! xD

Anônimo disse...

Eu gosto muito de sketchbooks, mas acho os que vendem na livraria MUITO caros.
Tenho alguns tutoriais salvos, e há muitas formas de fazer a costura! Adoraria testar a confecção de um!

Obrigada pelo tutorial! <3

Kai disse...

Quando fizer um mostra para a gente! :D

recommend

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...