Pesquisar este blog

sábado, 23 de abril de 2016

★ AFLBN - World Book Day 2016 ★

Olá, como vão?

O tema de Abril da AFLBN é "World Book Day". Eu pensei em fazer um post com meus livros favoritos, mas achei que seria mais legal falar de livros infantis dessa vez por causa do Dia Nacional do Livro Infantil, que é em Abril - e numa próxima oportunidade faço a recomendação dos livros que mais gosto. Também tentei gravar uma vídeo para o tema de hoje, mas não deu exatamente certo (para variar, haha), então vai ser por escrito mesmo.

O World Book Day é uma movimentação internacional para incentivar a leitura (você pode ler mais sobre isso aqui). Também parece ser uma ótima oportunidade para fazer cosplay dos seus personagens literários favoritos, então é, com certeza, uma boa data para se marcar no calendário! O evento aconteceu dia 3 de Março desse ano, mas no Brasil a gente ainda teve o Dia Nacional do Livro infantil em 18 de Abril (data de nascimento de Monteiro Lobato).

Eu faria um post sobre os livros que li quando era criança, mas como minha memória é bastante limitada, achei melhor aproveitar para falar dos livros que eu conheci há não muito tempo, mas que poderia (e gostaria de) ter lido quando era menor. Não coloquei todos eles, mas dei preferência para os volumes que eu tenho em casa e estou em condições de mostrar.

Então, sem mais demoras, vamos lá!

★ World Book Day 2016! 
Link

Os contos de Beedle, o Bardo
J.K. Rowling

Eu não li Harry Potter quando todo mundo estava lendo (eu era uma criança meio hipster, haha), mas tenho certeza que se tivesse começado por esse livro teria gostado bastante. "Os contos de Beedle, o Bardo" é um livro bem curtinho e muito fácil de ler: as histórias são todas bastante dinâmicas e interessantes, e fazem parte do universo de Harry Potter - embora eu ache que, mesmo que você não tenha lido nenhum livro da serie, ainda consiga tirar bastante proveito desse. Os contos daqui são os que são citados dentro dos livros originais, e fazem parte do folclore bruxo - como "O Conto dos Três Irmãos", por exemplo. Se gostar de Harry Potter ou coisas mágicas em geral, possivelmente vai gostar desse livro também!




O Castelo Animado
Diana Wynne Jones


A Diana Wynne Jones é uma das minhas autoras favoritas de todos os tempos. "O Castelo Animado" é um livro, muito, muito legal (eu já emprestei o meu volume para sem número de pessoas, haha). Ele foi a base para o filme do Miyazaki (que também é ótimo!), embora existam diferenças entre os dois. Todos os outros livros da autora também são altamente recomendáveis, mas "O Castelo Animado" é, na minha opinião, o mais divertido. É sobre uma jovem que é enfeitiçada e transformada numa velhinha. Ela sai de casa para procurar resolver seu problema, mas acaba parando no castelo do temido Mago Howl - uma construção que anda, ainda por cima. Esse livro é outro tiro certo para quem gosta de magia!




Alice no Pais das Maravilhas e Alice Através do Espelho
Lewis Carroll


Essa recomendação é meio clichê, mas eu só fui ler os livros da Alice lá pelos dezessete/dezoito anos, e tenho certeza que teriam sido uma experiência legal se eu tivesse os conhecido quando era menor. Os livros são também uma leitura fácil, são super imaginativos e têm as ilustrações super interessantes do John Tenniel. Contam as aventuras de Alice, primeiramente no fantástico País das Maravilhas e depois num mundo igualmente curioso, Através do Espelho. Eu gostava do filme da Disney e tinha uma versão resumida de bolso quando era criança, haha, mas o original com certeza é melhor! Também gostaria de comprar uma versão encadernada mais chique, para guardar direitinho depois.





O Hobbit
J.R.R. Tolkien

O Hobbit não é exatamente um livro infantil, mas eu também acho que teria gostado dele se tivesse lido antes - e você não precisa estar por dentro dos outros livros para entendê-lo ou aproveitá-lo. É uma história bastante divertida e agradável de ler (embora eu não ame o final, haha), além de fazer parte do incrível universo do Tolkien. Conta como Bilbo encontrou o Um Anel, e narra suas aventuras com os anões para recuperar a Montanha Solitária do terrível dragão Smaug. Três filmes saíram (meio) recententemente também, embora o livro seja um pouco diferente. Se você já tiver lido O Senhor dos Aneis serve como um complemento para a história principal, e se não, ela funciona muito bem por si só. A versão que eu tenho está dividida em duas partes, mas o livro é de um volume só.


Os Guardiões da Infância
William Joyce

Eu procurei esses livros depois de assistir "A Origem dos Guardiões". Eu acho que a coleção completa é composta de quatro livros "normais" e três ilustrados, cada um contando a história de algum personagem da cultura popular: como Jack Frost, Papai-Noel, Coelho da Páscoa, etc (e acredito que outros volumes ainda serão lançados). São livros bem legais, e acho que teriam sido leituras interessantes se eu os tivesse conhecido quando criança - principalmente os ilustrados, que têm uma arte muito bacana! O próprio William Joyce escreve e ilustra as histórias. Dos livros que tenho (Sandman, Homem da Lua, e Nicolau São Norte e a batalha contra o Rei dos Pesadelos) o meu favorito é o do Sandman! É uma leitura muito tranquila (é totalmente infantil) e visualmente bem interessante! O filme também é muito legal!


Network

E por enquanto é isso! Falar de livro sempre dá pano para manga, haha, mas eu espero fazer mais posts separados por assunto depois! Aliás, se quiser dar uma olhada no que eu andei lendo nos anos anteriores você pode ver as postagens de 2014 e de 2015, ou ler o post de recomendação de romances de época!

E vocês, lembram do que liam quando eram criança? Conheceram algum livro infantil legal depois de adulto?

Até mais!

Milky

Nenhum comentário:

recommend

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...