Pesquisar este blog

sexta-feira, 18 de dezembro de 2015

★ Leituras de 2015! ★

Olá, como vão?

Estava pensando em fazer esse post um pouquinho mais para perto do fim do ano, porque tenho algumas leituras que estão quase terminando, mas, como pode ser que eu me enrole, achei melhor postar de uma vez. Gostei da ideia da Madrepérola de fazer uma postagem com os livros lidos durante o ano! Já tinha feito uma em 2014, que você pode ler aqui, e resolvi fazer outra em 2015 também. :)

Esse ano, em específico, foi bem estranho em relação as minhas leituras, haha. Eu costumo ler coisas de assuntos diferentes (inclusive coisas realmente aleatórias, rs, por pura curiosidade), mas em 2015 eu consegui quebrar praticamente qualquer barreira que eu tivesse com um gênero/tipo específico de livro!

Minhas principais descobertas foram os livros de "auto-ajuda" (coisa que eu nem passava perto nas livrarias, principalmente por causa dos títulos) e os guias de espiritualidade (que eu também evitava mais que o pessoal que faz propaganda no metrô, rs). Não que eu esteja eximindo esses gêneros de suspeitas (há livros bons e ruins de todos os tipos), mas a verdade é que (como sempre) generalizar é uma atitude falha, e eu encontrei livros muito legais que eu jamais teria lido se tivesse mantido esse tipo de preconceito!

Então vamos para a lista!

★ Leituras de 2015 

Camille reading under a tree by Claude Monet, 1872:
Link
Livros lidos em 2015
Dessa vez por ordem crescente de tempo (jan-dez)

1. Sandman - William Joyce
2. A semana dos bruxos - Diana Wynne Jones
3. Como evitar preocupações e começar a viver - Dale Carnegie
4. Oscar Wilde complete shorter fiction - Oscar Wilde/Oxford World's Classics
5. Manifesto do partido comunista - Marx e Engels
6. O mundo assombrado pelos demônios - A ciência como uma vela no escuro - Carl Sagan
7. O vampiro Lestat - Anne Rice
8. Comida e vinho - Mary Dowey
9. Agência de investigações holísticas Dirk Gently - Douglas Adams
10. Guerra civil - Stuart Moore
11. O vale do terror - Sir Arthur Conan Doyle
12. Os segredos da mente milionária - T. Harv Ecker
13. A poética - Aristóteles
14. A rainha dos condenados - Anne Rice
15. Les misérables - Vitor Hugo
16. Arco-íris, flocos de neve, quarks - A física e o mundo que nos rodeia - Hans Christian von Baeyer
17. Como fazer amigos e influenciar pessoas - Dale Carnegie
18. O zen e a arte da escrita - Ray Bradbury
19. Jane Eyre - Charlotte Brontë
20. Investimentos inteligentes - Gustavo Cerbasi
21. Assim falou Zaratustra - Friedrich Nietzsche
22. Como ser um pirata - Cressida Cowell
23. Hamlet - William Shakespeare
24. Do grotesco e do sublime - Victor Hugo
25. A arte de escrever - Arthur Schopenhauer
26. O alienista caçador de mutantes - Natália Klein
27. Quem mexeu no meu queijo? - Spencer Johnson
28. Peter Pan - J.M. Barrie
29. O castelo animado - Diana Wynne Jones (De novo!)
30. Guia de boas maneiras - Marcelino de Carvalho
31. A new earth - Eckhart Tolle
31. Guia essencial da bruxa solitária - Scott Cunningham
32. The four agreements - Don Miguel Ruiz
33. Contos fantásticos no labirinto de Borges - seleção de Braulio Tavares
34. Japanese fairy tales - Yei Theodora Ozaki
35. Constructive anatomy - George B. Bridgman
36. O Mistério do Vale Boscombe e outras aventuras - Sir Arthur Conan Doyle


HQ's/Mangás/etc. (não listando os periódicos):

1. The Innocent - Fujisako Junichi, Avi Arad, Ko Ya-Seong
2. Sandman - Noites sem fim - Neil Gaiman
3. Navio Dragão - Rebeca Prado
4. Entrevista com o vampiro - A história de Claudia - Ashley Marie Witter
5. Inktober Sketchbook 2014 - Sapo Lendário
6. FRUiTS - Shoichi Aoki


Favoritos:

Os livros infantis/infanto-juvenis que li esse ano foram todos maravilhosos. Eu gosto muito da Diana Wynne Jones, e não poderia deixar de recomendar O Castelo Animado e A Semana dos Bruxos - o segundo faz parte de uma coleção, mas pode ser lido sozinho também (não é o melhor livro dela, mas ainda assim é bem legalzinho)! Também gostei muito de Peter Pan, Sandman e Como Ser um Pirata. Os dois últimos também são parte de séries, mas Como Ser um Pirata eu li perdido mesmo (e ainda assim foi bem divertido!).

Eu estive lendo Os Miseráveis nos últimos três anos (desde antes de entrar na faculdade!). Eu tinha salvo o livro no celular e só lia de vez em quando no ônibus, então acabei levando um tempo gigantesco para terminar. O curioso de ter feito a leitura desse jeito é que a história acabou tomando proporções de vida, e cada parte ficou associada, de alguma forma, ao momento em que eu estava passando quando li. Terminar esse livro foi como terminar uma jornada heroica, e embora eu não tenha amado o final, o livro todo é incrível e com certeza vale a pena ser lido!

Para compensar minha falta de Jane Austen esse ano, eu li Jane Eyre da Charlotte Brontë, e acho que fiz uma boa escolha! Apesar de ter uma atmosfera parecida, Jane Eyre é um livro consideravelmente mais tumultuoso e forte (num sentido temático) que os livros de Austen. Não foi uma leitura tão leve quanto o que eu tinha em mente para esse tipo de livro, mas foi interessantíssimo e não deixou de oferecer toda a aura de novela inglesa que estava procurando encontrar. Também recomendo!

Hamlet eu tive um pouco de delay para favoritar, mas agora acho que é um dos melhores livros de Shakespeare que já li. Creio que só o fato de ele ter me deixando pensando por tempo o suficiente para criar uma opinião nova, já é um sinal de que o livro é, no mínimo, interessante. O que mais me chamou atenção nesse livro foi a maneira como a loucura de Hamlet foi retratada - para mim, pareceu algo novo e, de uma forma estranha, inspirador, rs. É legal ler e tirar suas próprias conclusões!

Por fim, como eu disse, eu li alguns livros de "auto-ajuda" (entre aspas porque eu não tenho certeza se é esse o nome correto). Foi possível extrair alguma coisa de relevante de todos os guias que li, mas alguns foram mais úteis do que outros: o Os Segredos da Mente Milionária é um livro muito prático, e na minha opinião, as ideias mais importantes que ele apresenta, não são nem sobre dinheiro, mas sobre mudar sua maneira de ver o mundo. Os livros do Carnegie são interessantes também, porque são igualmente funcionais. Dos que li até agora o Como evitar preocupações e começar a viver foi o que achei mais interessante. E daqueles um pouco mais espirituais, o The Four Agreements foi o mais legal - ele traz, basicamente, quatro ensinamentos da cultura Toltec. Curiosamente, esse livro é, na verdade, tão prático (e até mais sucinto) quanto os guias modernos. Todos eles, aliás, no fundo acabam falando das mesmas coisas, e eu fico contente de ter resolvido lê-los, porque me ajudaram bastante!

Outros livros legais de 2015: 

Oscar Wilde, complete shorter fiction; O mundo assombrado pelos demônios - a ciência como uma vela no escuro; O vampiro Lestat; O vale do terror; O zen e a arte da escrita; A arte de escrever; Guia essencial da bruxa solitária; Contos fantásticos no labirinto de Borges; Japanese fairy tales; O mistério no vale Boscombe e outras aventuras; todas as HQ's e livros de arte, com exceção de The Innocent.

Livros não tão legais assim:

O Alienista Caçador de Mutantes para mim foi o pior livro que li esse ano. Minha mãe comprou e deixou comigo, e eu acabei lendo de uma vez porque era bem curtinho (e eu até gosto de mashups). Mas achei o humor do livro ruim a ponto de ser irritante - embora eu saiba de gente que gostou, então acho que varia de pessoa para pessoa, rs. De qualquer maneira, não recomendo não.

Também achei o mangá The Innocent bem fraquinho e meio corrido. Talvez tivesse ficado melhor se tivesse sido feito em mais volumes.

Dos demais, nenhum foi ruim de verdade, respeitando o que se espera dos livros - por exemplo, O Guia de Boas Maneiras é meio exagerado, mas isso faz parte da época/proposta do negócio, então você lê mais como curiosidade que como um guia real, rs. O mesmo vale para A New Earth, por exemplo.


Eu li um pouco mais do que no ano passado, o que é considerável, já que em 2014 a faculdade ficou de greve e em 2015 a gente teve de repor as aulas perdidas. Mas acho que deveria, em 2016, ler mais livros de histórias (esse ano acabei vendo bastante coisa informativa, e terminei meio cansada).

Também queria lembrar que, todo livro - principalmente esses que se dizem guias - devem ser lidos com um filtro alto. Não é saudável aceitar tudo que você lê só porque foi impresso. Mesmo nos livros que recomendei, por exemplo, há pontos em que eu discordo ou acho que não me ajudam. Não que tenha que ter algo com que você discorde em todo livro que leia também, mas acho que se concordar com tudo, é bom se esforçar para estar consciente do motivo.

Mas e vocês, o que leram esse ano? Tem algum título para recomendar? Descobriam alguma coisa nova?

Fico por aqui por enquanto, até mais!

Milky

Um comentário:

Hoshi ~* disse...

Parabéns! Meu ano não foi muito produtivo em leituras além dos livros de aula de alemão D:

recommend

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...