Pesquisar este blog

quinta-feira, 29 de maio de 2014

★ Sobre a Grimoire - O começo do Dolly Kei ★

Olá, como vão?

Estou realmente sem nenhuma ideia satisfatória para o tema (tão legal) desse mês da AFLBN, que é Contos de Fada. Talvez eu publique alguma coisa atrasada sobre o assunto, mas para não deixar o blog parado vou seguir com esse post (que no fim até tem um pouco de fairytale também). :)

Estava procurando uma entrevista com a Hitomi Nomura, mas não achei muita coisa sobre ela - só um vídeo, que vou colocar aqui em seguida. Acabei foi chegando em alguns sites que falam mais da Grimoire em si, e como o blog tem tanta influência visual da loja, achei que seria legal traduzir algumas dessas publicações.

Para quem quiser ver o vídeo (é bem curto), as legendas estão em inglês, o link é esse. A Hitomi também participou do evento Enchanted em Londres - vou deixar um vídeo aqui, é muito legal de assistir! (em inglês).


Há uma boa postagem sobre a Grimoire na Tokyo Fashion (clique para ver a original), que achei que seria interessante  passar para o português. Também encontrei um artigo menor na Rokkyuu, com um pouco mais de carga pessoal, o que é legal para destacar pontos diferentes à respeito da loja, então vou colocar logo em seguida. Espero que perdoem o tamanho monstruoso dessa postagem. ^^

★ This is a  translation of both pages Tokyo Fashion and Rokkyuu about the dolly kei shop Grimoire. Just click on the links to read the original posts. Above this there is a video of the London event Enchanted, in which Hitomi Noruma appears, it's a very nice video, check it out! ;) 

Grimoire Shibuya - O País das Maravilhas do Dolly Kei e da moda vintage

Na fronteira entre Shibuya e Harajuku, no 7 º andar acima de várias pequenas butiques de moda de rua, você vai encontrar a Grimoire. É a loja pioneira por trás cena fashion Dolly-kei. Dirigida pela ex-estudante de moda e modelo Hitomi Nomura e o  proprietário Naoaki Tobe, a Grimoire é um esconderijo mágico, separado da agitação da vida nas ruas de Tóquio.

Grimoire Shibuya

O Dolly-kei, como você deve ter adivinhado, é inspirado em antigos (e as vezes um pouco assustadores) bonecos e filmes como Nárnia, Alice no País das Maravilhas e Harry Potter. As roupas usadas, antigas ou vintage, e própria linha de acessórios da loja, que inclui crucifixos, bolsas e sapatos, também vêm desse interesse em livros ilustrados, histórias populares européias e fantasia. 

As roupas usadas, que são originarias dos EUA, Áustria, Alemanha e República Checa, são uma mistura lúdica de boêmio, cigano, trajes da Europa Oriental e contos de fadas. Nomura, que também é considerada uma "staff por carisma" para os clientes, diz que quando ela embarca em suas aventuras de compra que ela quer que "as meninas usem essas roupas para que possam mudar e se transformar em algo diferente."

Grimoire Shop in Tokyo

Dolly at Grimoire

Grimoire Shibuya

O nome Grimoire vem de um antigo livro mágico, e como ela explica: "quando você abre as páginas do livro, as diferentes páginas mostram vários truques de mágica . Esperamos que as pessoas possam ter uma experiência diferente (a cada vez que vêm á nossa loja), e esperamos que nós possamos criar mais sonhos".

Embora a loja seja o epicentro do Dolly-kei, não se surpreenda se você encontrar algumas Lolitas por lá, já que por vezes elas entram na loja também. Embora distinto de Lolita, o Dolly-kei parece, a princípio, possuir alguma ligação distante com as Mori girls (meninas que parecem viver em florestas), mas tem mais influência do leste europeu, ao contrário da estética escandinava de Mori-kei. Nomura diz que garotas da Grimoire têm uma "imagem mais forte, mais incomum, com um apelo especial". A loja abriu em Junho de 2008 e, desde então, tem crescido de forma constante partindo de um refúgio secreto para fãs específicos, até um ponto de encontro mais popular, reunindo inúmeras pessoas de mentes semelhante. Não é só para meninas, aliás - a loja também vende bolsas e acessórios para homens. 

Grimoire Shibuya

Grimoire Shibuya

Grimoire Shibuya Shoes

Uma comunidade no Mixi para Mori-girls, alguns anos atrás, tinha uma lista de 60 pontos que Mori girls deveriam seguir. No entanto, quando perguntada sobre as coisas as meninas da Grimoire gostam, além de bonecas, magos e Europa Oriental, as respostas foram bem simples: "Nós gostamos de revistas como Zipper, Fruits e Kera, e sites como DropSnap. No caso da música nós sempre tocamos (na loja) música francesa, celta, country e também trilhas sonoras de filmes."

Em junho será o 2º aniversário da Grimoire, e a equipe planeja uma festa especial. Eles já organizaram noites de festa em que "os clientes vêm vestidos com roupas da nossa loja e muitas revistas aparecem para tirar fotografias". Então, se você quiser se divertir com as meninas (e meninos) do Dolly-kei, fique de olho no site e blog muito peculiares da loja. (Nota: a festa foi em 2010, haha)

Grimoire Shibuya

Grimoire Shibuya

Grimoire Shibuya

Grimoire Shibuya

Grimoire Shibuya

Grimoire Shibuya

Grimoire Shibuya

Informação sobre a Grimoire Shibuya:
  • Endereço: Jinnan 1-10-7, テルス Jinnan 7F, Shibuya-ku, Tokyo 150-0041
  • Mapa: Grimoire Shibuya Map (Inglês)
  • Tel/Fax: 03-3780-6203
  • Horários: 13.00-20.00 / Weekend & Holiday: 12.00-20.00
  • Site: Official Site (Japonês)
  • Twitter: grimiy

A loja de contos de fada Grimoire é parte casa de bonecas, parte Stephen King


Em um edifício comum em Shibuya, Tóquio encontra-se um conto de fadas que ganha vida: o brechó dolly-kei Grimoire. Tudo bem se você se sentir um pouco sobrecarregado ao entrar: a música de circo é alta, e o quarto é embalado do chão ao teto com vestidos vintage, fantoches inquietantes, antiguidades ocidentais, e exemplos do grotesco, incluindo um esqueleto humano real que já foi uma ferramenta de ensino médico vitoriano. Parte casa de bonecas de pequenas menininhas, e parte Needful Things de Stephen King, a Grimoire não é para ser desperdiçada. 

A balconista, Miyoshi, explicou um pouco sobre o conceito da loja: é "uma loja de fantasias de um teatro em uma floresta Europeia". Eles importam antiguidades e roupas vintage da Europa e América, criando uma coleção eclética de itens exclusivos escolhidos especificamente para atender seus clientes.


A loja também brinca com produtos originais, notavelmente suas meias-calça estampadas com cartas de tarô e fotografias vintage inspiradas em mercadorias da loja. Cada estampa é limitada e esgota-se rapidamente.  A Grimoire é popular com as meninas que se participam  de estilos de moda diferentes, e é mais conhecida pelo "dolly kei" (estilo boneca). Quando lhe pediram para descrever o que o estilo boneca é, Miyoshi explica: "É tudo sobre como obter a aparência de uma boneca. Os longos cachos, os grandes e chamativos cílios". Ao contrário de muitas outras modas subcultura japonesa, as especificações de cor e forma das roupas são menos importantes do que alcançar "a aparência de boneca no sótão da vovó", independentemente se a inspiração é retirada da década de 1860 ou o 1960. Assim como a própria loja, o dolly kei tem uma abordagem de "mais é mais" e incentiva uso pesado de camadas e acessórios. Para efeito, a roupa da Grimoire vai de vestidos de gola alta e vestidos de dança, até peças inspiradas em art deco, e oferece uma variedade de luvas, chapéus e jóias para completar o look.


 


Goths e lolitas também têm encontrado muito amor na Grimoire, especialmente em seus acessórios únicos que incorporam elementos naturais como flores e borboletas envoltos em vidro - uma potente combinação de belo e obscuro. Apesar de sua base de clientes principal ser de garotas adolescentes ou da casa dos vinte, o fato de que a maioria das antiguidades na loja também está à venda dá à Grimoire um apelo mais amplo. O proprietário frequentemente viaja para o exterior para trazer de volta novas peças, fazendo da Grimoire um bom lugar também para colecionadores de antiguidades e decoradores, mesmo aqueles sem interesse particular em moda. Os amantes de história também vão encontrar algo para interessá-los, desde recordações militares até cartões postais escritos há mais de cem anos atrás, que fornecem um olhar fascinante sobre a vida diária vitoriana.


Algumas coisas a ter em conta na Grimoire: por causa de todas as roupas vintage importadas, os tamanhos são pequenos e os preços são elevados. Se você está procurando algo original, no entanto, este é o lugar, independentemente de você estar interessado em decorar seu corpo ou sua casa. Para aqueles em Tóquio, a loja tem festas de Natal e de aniversário, onde os clientes podem se encontrar e comparar seus estilos. 

A Grimoire está localizada a apenas alguns passos da Tower Records de Shibuya, no 7º andar do Terrace Jinnan Building. Há uma placa em frente, mas é fácil de perder, então procure pelo restaurante chinês no primeiro andar. Eles também têm uma loja "irmã mais nova", Almadel, localizada a poucos quarteirões ao norte.



E vocês? O que acham da Grimoire?

Eu vou ficando por aqui, até breve!

Milky

4 comentários:

Ichigo Fujiwara disse...

Oie!

Fiz propaganda no meu blog dos favoritos de maio e não comentei aqui! Ichigo avoada @_@~'

Então, adorei o post memso sendo tradução, é bom espelhar o dolly-kei pelo mundo! Mas acho bom colocar uma nota logo após do segundo aniversário da Grimoire pois isso foi a muuuito tempo, hehe!

beijokas com glitter!

Kai disse...

Ah, você tem razão, haha. Já coloquei uma nota no post :)

Obrigada!

Unknown disse...

Ótimo post!

Kai disse...

Muito obrigada! :)

recommend

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...