Pesquisar este blog

quinta-feira, 3 de abril de 2014

★ Como fazer uma cartola steampunk de placas ~tutorial ★

Olá, gente! Como vão vocês?

Ainda não terminei de corrigir os posts antigos (que são mais do que eu imaginava), mas não queria deixar o blog parado por tanto tempo, por isso vou publicar esse tutorial hoje. :)

Normalmente quando eu pego tutoriais da internet para postar, eu tento fazer uma versão deles em casa, para ver o que funciona e o que não funciona, dar dicas, etc. Com esse tutorial foi um pouco diferente porque eu não estava tentando fazer uma cartola steampunk, e sim uma cartola mais a la mad hatter, para o cosplay da Perona, então não usei exatamente tudo que vi no site para fazer a minha...

Por isso eu vou colocar o tutorial original sem nenhuma alteração, já que não segui todos os passos até o fim, e depois posso até falar do cosplay para quem também estiver tentando uma coisa diferente - mas não se preocupem porque não tem muito segredo :)

Vocês podem ver o original aqui (em inglês)

This is a translation from Lost Wax, you can read the original post here 

Large
tuyetdinhsinhvat

Na verdade exitem vários tutoriais para cartolas na internet e se você pesquisar vai encontrar muitos modelos diferentes. Eu escolhi esse porque de todos que vi, era provavelmente o mais fácil de fazer, já que não envolve tecido na construção (e mexer com tecido para fazer um chapéu é bem chatinho ;.;)

Também quero lembrar que o tutorial é uma tradução, portanto não sou eu que estou dizendo essas coisas, meus comentários ficam em itálico no final, ou em itálico e entre parênteses no meio, para não causar confusão na cabeça de vocês. :)

so, let's go o/ ~

Tutorial: Cartola Steampunk I


Você vai precisar de:

- Uma folha de papelão mais pesado, e não ondulado, com aproximadamente 1,5 mm de espessura.
- Cola quente
- Um papelão mais fino para as placas - do tipo de caixa de cereal ou de pasta de arquivos
- Cola epóxi de 5 minutos
- Tinta
- Rub 'n' Buff ouro e estanho
- Cimento de contato (adesivo de contato ou cola de contato, é a mesma coisa ^^~)

Steampunk Tophat Brim

Okay, a primeira coisa a fazer é descobrir que tamanho a cartola precisa ter para caber na sua cabeça, tarefa na qual eu falhei miseravelmente, já que o chapéu acabou ficando muito pequeno para mim. Então acho que isso fica por sua conta. Acredito que o problema tenha sido que a aba que tinha se encaixado perfeitamente quando plana, mas depois que eu adicionei algumas curvas ao juntá-la ao chapéu, a distância da frente até atrás tenha diminuído, fazendo-a ficar muito apertada nesse sentido.
Como você pode ver, eu deixei algumas guias para poder colar a aba ao cilindro da cartola.

Sobre esse passo: Há algumas coisas que você precisa levar em consideração para conseguir cortar bem a aba (eu já fiz umas duas cartolas e a maior parte dos problemas se resume em fazer essa aba rs')

1. Sua cabeça não é perfeitamente redonda, por isso, quando for desenhar sempre procure deixar a marcação oval. Você pode usar um outro chapéu de molde, ou enrolar o papelão que vai ser o cano do chapéu em volta da sua cabeça - isso vai te dar uma medida mais ou menos boa daquilo que você precisa desenhar, já que o papelão, além servir como 'medidor' rs', também já segura um pouco do formato certo.

2. Depois de desenhar, não corte na linha que acabou de fazer. Corte um pouco antes para poder fazer as guias, como dá para ver na imagem de cima. Se você cortar na linha vai ter que fazer as guias mais para dentro e a abertura do chapéu vai ficar grande demais.

3. Se estiver planejando usar o top hat com uma peruca, faça o desenho um pouco maior do que daquele que serviria na sua cabeça. Fazer o desenho um pouquinho maior vai impedir que o chapéu não lhe sirva quando estiver usando uma wig ^^~

How to make steampunk tophat

Em seguida, faça cilindro. Mais uma vez, é melhor fazê-lo um pouco maior do que muito pequeno.  Lembre-se que as guias da aba vão se encaixar dentro dele, o que também pode deixar o encaixe menor. Eu até acho que talvez seja mais confortável começar com o cilindro, medi-lo certinho e depois desenhar a aba - só pensando rapidamente aqui :) (foi o que eu disse antes ~ lala)
Enfim, eu também não queria que o papelão se sobrepusesse onde foi colado, por isso cortei outra faixa de papelão e a colei com cola quente sobre a emenda dentro do chapéu.

tophat curve

Eu cortei uma boa curva para dar a aba alguma forma, e impedir chapéu terminar se parecendo com uma cartola de uma peça de teatro sobre Abraham Lincoln da escola primária. Simplesmente desenhei a mão livre, tentando manter os dois lados iguais e uma boa curva contínua sem nenhum lugar plano.

Sobre esse passo: é uma das melhores dicas para se fazer uma boa cartola, então não pule. Não é muito difícil de cortar, e mesmo que não fique perfeitamente igual, ainda dá uma aparência muito boa para o seu top hat :) Só tome cuidado para não criar as pontas nos lugares errados ou o chapéu pode ficar um pouco torto...

Glueing the tabs

Agora eu dobrei todas a s guias da aba e as encaixei na curva do cilindro. Não se encaixaram perfeitamente, e eu acabei tendo que cortar algumas mais fundo para poder colá-las. Esperançosamente terá mais sorte/habilidade e elas se encaixarão perfeitamente logo na primeira tentativa! Uma vez encaixadas, eu peguei minha arma de cola quente e comecei a grudar as guias da aba dentro do cilindro. Cuidado para não queimar os dedos.

Glueing the plates on

Agora a parte divertida. Eu peguei um papelão mais fino de caixa de cereal e o cortei em retângulos e quadrados aleatórios. Basta cortar uma grande pilha. Então eu apliquei o cimento de contato à uma porção do chapéu, aproximadamente 1/4 do cilindro. Eu também apliquei o cimento de contato nas partes de trás de alguns retângulos de papelão. O cimento de contato funciona assim: você o aplica em duas superfícies diferentes, espera que sequem, e então você as coloca juntas, criando um vínculo instantâneo. Então assim que ambos, o chapéu e os retângulos ficaram secos, (depois de aproximadamente 5 minutos), eu comecei colar os retângulos aleatoriamente. Claro que, quando uma peça se sobrepunha a outra peça, eu adicionava um pouco mais do cimento de contato no lugar da sobreposição.

Sobre esse passo: Nunca usei cimento de contato, então não sei dizer exatamente como ele funciona (apesar da garota do tutorial ter explicado), e também não sei dizer onde comprar (na verdade, descobri há pouco tempo que é bem fácil de achar em casas de materiais de construção rs'). Mas também acredito que você possa substituir esse tipo de cola por outro tipo mais acessível (como super bonder, não sei) rs'. Só não acho que essas colas de escola (cola branca, etc) sejam muito boas, porque as chances dos retângulos se soltarem serão muito grandes depois.

How to make a steampunk top hat

Está tudo bem em deixar partes do chapéu original a mostra, porque no final vai se parecer com apenas um outro pedaço de metal que foi coberto. Na ligação, onde a aba se encontra com o cilindro, pode ser um pouco mais complicado - tente colocar faixas de papelão relativamente finas para fazer a volta. Para o topo do chapéu, eu cortei uma oval maior do que a que eu iria precisar, e a grudei direto no cilindro por dentro. Não precisa ficar bonito, por que vai ser todo coberto de qualquer forma. Eu então cortei as partes sobressalentes com uma tesoura.

Sobre esse passo: Colar o topo do chapéu por dentro, como deu a entender que foi feito, é bem complicadinho também, por isso  cortar guias vai te ajudar bastante. Você pode fixar com fita adesiva, para saber onde vai ficar, e depois ir substituindo por cola, o que vai evitar algumas dores de cabeça ^^~

Homemade Steampunk Top Hat

E depois cobri a parte de cima também. Não tentei fazer o papelão se curvar nas extremidades. Simplesmente coloquei-os lisos e cortei o que estava fora com uma tesoura.

Steampunk Top Hat Tutorial

Top hat Tutorial

Aqui estão as tiras que vou usar para cobrir a pequena vala em volta do chapéu. Cortei vários pequenos 'v's em volta da faixa, e depois usei o cimento de contato para colá-la em volta do topo. Também preciso dizer que você não precisa de preocupar se um pouco do cimento não ficar coberto pelo papelão, isso simplesmente vai adicionar aquele feeling de que o chapéu é antigo e que esteve coberto de tinta um dia.

Agora, cole o 'v's para baixo.

Rivets on steampunk top hat

Agora vamos fazer alguns rebites!

Pegue duas partes do epóxi de 5 minutos, e as misture. Então, usando um palito, ou alguma coisa com a ponta arredondada, coloque um pouco do epóxi no papelão, criando um ponto em alto relevo.Continue fazendo isso até você ter terminado de colocar rebites em todas as extremidades dos retângulos de papelão. Você vai ter que descobrir qual é a quantidade certa de epóxi para misturar que você vai poder usar antes que seque. Você vai terminar misturando vários pedaços de epóxi antes de terminar.

black Top hat

Pinte de preto. Eu usei tinta acrílica artística por que era o único tipo de tinta que eu tinha, mas você pode usar tinta acrílica fosca também. Mas eu ficaria com as tintas a base de água, já que a Rub'N'Buff parece funcionar melhor com elas.

Rub N' Buff on Top Hat

Eu apliquei a Rub 'n Buff colocando um pouco dela no meu dedo e espalhando bem de leve. Você vai querer iluminar mais os rebites e as placas de metal, então você não deve aplicar a tinta até todas as fendas estarem preenchidas. Para começar, e para ter uma ideia, eu colocaria só um pouco de Rub 'n' Buff no meu dedo, e limparia num pedaço de papel, até restar bem pouco da tinta no dedo. Em seguida, esfregaria no chapéu. Isso da uma ideia de quão pouco Rub 'n Buff você realmente precisa. Eu não tenho nenhuma imagem da aplicação do Rub'n' Buff, mas há um pequeno vídeo que fiz aqui, embora eu use um pincel nele e eu recomendaria usar seus dedos para esse projeto.

Steampunk Top Hat Tutorial

e fim!


Então, como eu disse, eu usei esse tutorial para fazer a cartola da Perona, mas acabei estragando quando fui colar os tecidos, por isso estou pensando seriamente em comprar uma pronta e deixar para fazer um cosplay com minhas próprias mãos para outra vez. A única foto que tenho do que estava acontecendo antes de eu desistir é essa:


O formato também não ficou do jeito que eu queria, já que a cartola original é maior no topo, mas vou tentar reaproveitar os materiais para fazer uma stempunk usando outro tutorial e ser feliz (aí ainda posto o resultado depois).

Sobre a Rub 'n' Buff, que era uma coisa que eu desconhecia até ter lido esse tutorial, e que possivelmente muita gente não sabe o que é, vou deixar esse vídeo como ilustração:



É uma técnica muito legal mesmo e dá um efeito impressionante! Imagino que dê para comprar em casas de arte também, vou dar uma procurada quando tiver tempo.

E é isso por hoje gente. :)
Dúvidas, sugestões, etc, é só comentar ou enviar uma mensagem por twitter, que eu respondo assim que possível.

Até a próxima!

Milky

6 comentários:

Aninha disse...

Excelente tutorial!!! *o*..
Parabéns! Vou tentar fazer!

Kai disse...

Obrigada! Se quiser mostrar o resultado depois, seria muito legal, haha!

Isis Preisler disse...

Meu namorado fez essa cartola esse tutorial, ficou realmente ótima
Caso queira ver o resultado:
https://www.facebook.com/photo.php?fbid=684762408228467&set=pb.100000841417941.-2207520000.1406564668.&type=3&src=https%3A%2F%2Fscontent-b-lax.xx.fbcdn.net%2Fhphotos-xap1%2Ft1.0-9%2F1011099_684762408228467_492787051_n.jpg&size=612%2C612

Kai disse...

Poxa,que legal! Ficou maravilhosa! :D

Unknown disse...

Nossa que maneiro eu fiz pra mim e por meu cachorro para festa de anivesario valeu pela dica

Kai disse...

Haha, de nada :)

recommend

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...