Pesquisar este blog

sábado, 26 de abril de 2014

★ Tutorial - Ombré Hair Colorido ~ AFLBN ★

Oi gente, como vão vocês?

O tema do mês de abril da Alternative Fashion & Lifestyle Blog Network é "tutorial", e embora eu já tenha postado alguns DIYs antigos, achei mais justo fazer um novo. Não sabia exatamente o que seria, mas a Hoshi sugeriu alguma coisa sobre cabelos coloridos e como acabamos de falar no assunto aqui no blog, achei que fosse mesmo uma ótima ideia!

Network

Como tenho ouvido bastante perguntas sobre como fiz para ficar com o cabelo de "duas cores", nesse caso o ombré hair (e não aquele meio-a-meio que eu usava antes), decidi fazer um tutorial a respeito. Meu cabelo já está assim há bastante tempo, então não ia dar muito certo fotografá-lo. O que eu fiz foi pintar uma mecha de uma extension que eu comprei há um tempo, que acabou não dando muito certo para mim (é uma longa história, haha) e que ficou dando sopa aqui em casa por meses.

Ah, mas antes de começar, um aviso: isso não é um tutorial de como colorir extensions, embora sirva de alguma forma. Eu não tenho o menor dom para mexer com cabelo artificial - tudo embaraça, solta, enrosca, etc rs, e não usei nenhum método específico para preservar wigs ou esse tipo de coisa. O que estou querendo dizer é que, embora dê para pintar suas extensions/perucas desse jeito, não fiz o tutorial pensando nisso, então alguns passos podem ser diferentes no caso da coloração para fios artificiais.

De resto o que você precisa saber é que para as cores que eu vou usar aqui e para que o resultado seja ao menos parecido com o meu, seu cabelo tem que ter sido bem descolorido. As extensions eram brancas então a cor pegou que é uma beleza, mas se seu cabelo não estiver no mínino, um louro bem claro, é possível que dê alguma diferença na cor final. Enfim, se estiver precisando de mais informação sobre esse tipo de coisa dê uma lida nesse post. Não vou falar da descoloração hoje para o post não ficar infinito.

E é isso, espero que tenha dado para entender - não é um tutorial específico para extensions, o cabelo precisa ter sido descolorido antes. Também não sou cabeleireira: estou só compartilhando minhas experiências e métodos pessoais.

Então vamos nessa!

This is a ombré hair tutorial, I'll probably translate it later. For now you can watch this video, it's very close to what I'm saying here, and will probably help you


Tutorial Ombré Hair Colorido


Certo, para começar vamos aos itens que você vai precisar:

- Cabelo previamente descolorido (quanto mais claras forem as cores que você quiser pintar, mais claro deve estar seu tom de cabelo de base)
- Anilina de madeira das cores desejadas (ou tinta)
- Pote para misturar
- Condicionador branco (para pintar com anilina ou em tons pastel)
- Álcool* (só no caso da anilina)
- Hidratante para o rosto
- Luvas 
- Pincel
- Pente
- Roupas velhas e/ou um plástico para proteger a superfície do lugar que você vai pintar

Quando estiver com tudo em mãos a primeira coisa que você fará será passar o hidratante no rosto, mãos, braços e onde você achar que a tinta possa cair (fica bem mais fácil de tirar da pele depois), e colocar as luvas. :)

Se for colorir o cabelo todo, divida-o em partes para ficar mais fácil de pintar. É bom ter alguém ajudando, mas dá para se virar com alguns espelhos (eu pinto sozinha normalmente). E é hora de preparar a tinta! Eu vou ensinar como eu faço com anilina, mas se você estiver usando uma tinta ou tonalizante é só seguir as instruções do fabricante.

Minha mecha branca
Eu escolhi pintar de verde claro/azul. A cor que vai ficar no topo da extension (ou no na parte de cima da cabeça) vai ser o verde, mas poderia ser o azul sem problemas. Eu prefiro começar com a cor mais clara, porque se eu exagerar no comprimento que eu queria, dá para passar a tinta mais escura por cima e igualar. Você pode começar pintando a parte de baixo do cabelo também, eu só acho que é um pouco mais difícil.

Vamos começar pelo verde claro então:

Para anilina - coloque num pote a quantidade de creme que você acha que será necessária para cobrir toda a parte do cabelo que você deseja pintar no momento.


A vasilha ficou suja das outras colorações que eu já fiz. :c Enfim, como no meu caso, a mecha é pequena, eu coloquei pouco creme, mas para pintar o cabelo todo vai bem mais.

Depois disso, em um recipiente separado, misture um pouco da anilina com o álcool para diluir. Não precisa ser muito, nem se você for usar bastante creme. Anilina é supre poderosa para deixar as coisas coloridas.

Isso deu e sobrou
Agora é só misturar a anilina diluída no creme. O pulo do gato aqui é que, se você estiver procurando uma cor mais clara (um tom pastel, por exemplo), você vai colocar bem pouco dessa mistura de anilina/álcool no creme. Como eu já disse antes, o cabelo tem que estar muito claro para esse tipo de cor pegar, mas se estiver devidamente descolorido é só aplicar sem medo.

Se você estiver usando uma tinta semi-permanente ou tonalizante e também quiser chegar em uma cor clara é só misturar a tinta com o creme branco. Pega do mesmo jeito numa boa :)

A cor que eu achei legal foi essa (pouquíssima anilina verde + creme):


Se eu tivesse continuado a colocar anilina verde na mistura ia chegar em um tom quase verde-exército.

Em seguida é só aplicar no cabelo. Se for começar pelo topo é só parar de descer a tinta quando chegar no ponto em que quer que a outra cor comece. Eu passei a tinta até um pouco mais para baixo, para que no meio houvesse uma transição de uma cor para a outra, mas isso é opcional.

Para dar uma ideia do que você pode fazer: o da esquerda é uma versão quase sem transição, o da direita é uma com transição. Não sei se dá para ver bem, mas no primeiro caso a cor muda para outra formando quase uma linha divisória, enquanto que no segundo, as cores se mesclam. Os dois são legais, é só escolher!

 

Como ficou minha mecha:
*eu pintei por cima de um plástico, só não quis que ele aparecesse porque é muito feio, haha (pior que a vasilha colorida)


Se você estiver pintando seu próprio cabelo, talvez queira esperar o tempo necessário para a tinta agir (varia de acordo com o produto, mas é, normalmente, coisa de 30 minutos), lavar o cabelo e secá-lo andes de seguir para o próximo passo. É um bom conselho para se seguir mesmo no caso das extensions, porque ajuda a manusear depois e evita que uma cor fique manchada pela outra. 

Uma vantagem de seguir aplicando a tinta na parte que falta enquanto a primeira age é que você consegue misturar melhor as duas na parte da "transição". Aí a escolha é sua, mas acho que, principalmente se for sua primeira vez pintando e/ou se estiver sem ninguém para ajudar, é melhor mesmo fazer por partes. 

De qualquer forma, eu passei a tinta azul enquanto a verde ainda estava agindo, rs.


Esse azul é resultado de uma mistura da anilina azul comum + uma quantidade bem pequena da verde que eu usei antes.

Depois é só pintar a parte que falta. Para criar esse efeito de mudança de cor sobre o qual eu falei antes, eu usei o pincel (aplicando a tinta normalmente na metade que eu queria que fosse azul) e depois os dedos, para "trazer o azul para cima". O verde também estava agindo, então deu para "trazer um pouco do verde para baixo" também. É só sujar a mão (com a luva, rs) de tinta e passar no cabelo na área de transição.

É difícil de explicar, mas é simples de fazer.


E ficou assim!

Se você não entendeu direito, vou deixar um vídeo que dá uma ajuda. Está em inglês, mas se você pular para o 3:49, vai ver como é que dá para fazer essa "mesclagem" com a ajuda do pincel. 


Você pode embrulhar as mechas em papel alumínio se estiver pintando extensions.

Depois é só enxaguar com cuidado para o excesso da tinta escura não cair na mais clara.

Não esperei secar completamente, mas é isso, rs.
Essa mecha que eu peguei para teste é de uma qualidade bem ruinzinha (foi uma compra muito fracassada da minha parte, até por isso eu não estava ligando de pintar), então as cores não ficaram tão legais quanto eu achei que fossem ficar. De qualquer forma, no cabelo e em extensions e wigs de boa qualidade, a coisa funciona normalmente.

E só para mostrar meu cabelo antigo (estou avisada que preciso tirar fotos novas, rs):


Eu não fiz transição no meu cabelo, como dá para ver. Agora eu troquei o roxo por verde, mas no geral está do mesmo jeito. Só queria provar que dá certo no cabelo de verdade também. ^^

E ah, um aviso importante: use uma roupa velha para fazer esse tipo coisa. Eu não quis trocar o pijama achando que se eu tomasse cuidado tudo ia correr bem, até que:

Goodbye, Pijama, rs
E é isso, gente, haha. Espero que tenha ajudado. Não hesite em perguntar caso tenha ficado alguma dúvida!

Curtam a página no facebook: Goodbye, Johanna :)

Boa semana para vocês!
Até breve.

Milky

4 comentários:

Madrepérola disse...

Eu adorei as dicas!!

Fiquei com vontade de pintar o cabelo! Tenho pensando em fazer ombre verde.

Ichigo Fujiwara disse...

Tenho tanto medo de usar anilina e manchar meu cabelo (eu pinto em cima do meu loiro médio mesmo) D: Mas adorei o tutorial, acho cabelos com degradês tão lindos!

Kai disse...

Acho o ombré verde lindo, haha! Princialmente em cabelos longos. Eu fiz no meu, mas acho que ficaria mais interessante se meu cabelo fosse maior ^^ O seu com certeza vai ficar maravilhoso!

Kai disse...

Manchar como? O ombré sair na parte não pintada?
Acho que se lavar com cuidado não acontece nada, mas entendo a preocupação: nesse caso não dá para pintar, já que a cor natural do cabelo é só sua.
O que dá para fazer, se manchar, é tentar passar um louro médio por cima, provavelmente cobre.

recommend

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...