Pesquisar este blog

segunda-feira, 28 de abril de 2014

★ Boas maneiras para Lolitas e Aristocratas - G&L Bible #4 ★

Olá, como vão?

Estava vagando pela internet quando encontrei esse pequeno texto da Gothic&Lolita Bible traduzido para o inglês e achei que seria interessante passá-lo para o português também.

Fiquei com um pouco de dúvida à respeito da palavra "Aristocrata", e embora tenha traduzindo dessa maneira, é possível que o autor(a) estivesse usando-a para se referir ao estilo "Aristocrat" (ou EGA) ou à uma vertente masculina da moda Lolita que foi nomeada dessa forma. Como não pude ter certeza, deixei assim, mas acho que dá para entender de um jeito ou de outro. :)

Ah, e um aviso: nada que está escrito nesse pequeno artigo é, de forma alguma, obrigatório para Lolita ou para qualquer outro estilo (por mais que o texto insista nisso algumas vezes)! Só achei que seria interessante compartilhar o post à titulo de curiosidade/inspiração.

Você pode ler o original (em inglês) aqui.

 This is a translation of a Gothic&Lolita Bible article. You can read the english version here 

Boas maneiras para Lolitas e Aristocratas


~

Campo visual
Mantenha seu olhar direcionado para frente. Continue a olhar para longe e sua postura melhorará também.

Expressões faciais
Sorria, sorria. Você sempre tem que ter uma margem para respirar. Porque se não tiver nenhuma margem emocional para si mesma e ficar com cara feia o tempo todo, as pessoas não vão se aproximar de você e pensarão mal de sua pessoa. Nunca perca seu sorriso, pois esse é o coração do Lolita.

A maneira como você anda. Postura.
Pontas dos dedos, dedos do pé, e joelhos sempre juntos. Nunca pare de aplicar força muscular à eles, porque se parar, quando for se sentar a postura não parecerá bonita. Não cruze suas pernas. Quando estiver andando mantenha as costas retas, e finja "andar com o quadril", isso fará você parecer elegante.

Saudações
Você se curva, para por uma fração de segundo e diz "Bom dia" (Ohayou Gozaimasu) ou "Olá" (Gokigenyou), e curva-se outra vez. Sempre pare, esse é o jeito Lolita. Quando for se curvar, sua cabeça deve estar em um ângulo entre 45 e 60 graus.

Presentes e agradecimentos
Sempre tenha um bom estoque de laços. O que quer que esteja dando, coloque um laço no presente. Se for um presente para uma ocasião especial então você deverá colocar um dried-corsage (também não sei o nome disso em português, haha. São como flores secas, mais ou menos como essas) e um pequeno cartão. O presente deve ser algo que contenha seu coração também, e um item elegante é o básico. Isso não significa que tenha de ser caro. Itens elegantes podem ser até coisas pequenas como um lenço. Pode ser algo que se tornará importante para a pessoa que recebê-lo. Você é uma verdadeira Lolita quando dá um presente que será TPO.

*A garota que traduziu não sabia exatamente o significado de TPO, mas algumas pessoas sugeriram na postagem que poderia se tratar de "Token Personal Object", "Treasured Personal Object" ou "Time Place Occasion". De qualquer forma trata-se de algo apropriado, de que a pessoa provavelmente gostará e guardará com carinho.

Apreciação artística
Ópera, orquestra, ballet, pintura, etc. Aristocratas e Lolitas devem sempre se preocupar com o campo artístico. Recomendamos que treine seus olhos para que se tornem "os olhos que vêem". Nas páginas 96-97 você encontrará CD's recomendados. Por favor use-os como referência.

Bebidas
Aproveite seu tempo conversando enquanto toma uma xícara de chá/chá de ervas. Se for tomar álcool lembre-se do seguinte: no Japão o adolescente não pode beber até completar 20 anos de idade. Por favor, só crie uma conexão com o álcool depois dos vinte. Cerveja é a bebida de um camponês. Os básicos são vinho e champanhe. Os Aristocratas em especial, deveriam beber Whiskey, Brandy. Você deve beber de maneira inteligente. Não deixe o álcool tirar vantagem de você. Maneiras na mesa estão nas páginas 92-93.

Dança
Para Aristocratas e Lolitas, isso é obrigatório. Você não poderá comparecer à uma festa se não souber dançar. Existem dois tipos de dança: a "moderna" e a "latina". (A menina cortou a explicação sobre como dançar esses gêneros, mas nada que uma boa pesquisa não resolva, haha)

Conhecimentos para festas
1. Sempre vá para as festas em um casal. Essa é sua chance de encontrar um belo príncipe.
2. Festas são lugares para socializar. Sempre tenha conhecimento de si mesma e de seu país natal para falar sobre isso. Esteja preparada.
3. Se for convidada para uma festa da na casa de alguém, leve um presente.
4. Siga o "conceito da festa" (Pode se referir a maneira de se vestir)

Como se vestir
De manhã até as 18:00 - Vestido de seda ou um conjunto com acessórios de coral ou pérola. Se for uma festa no jardim, use um chapéu de aba grande. Para os homens: De manhã - Terno escuro e cartola.
Das 18:00 à meia noite - Mulheres: Vestido de noite, com acessórios de diamantes, esmeraldas ou opalas. Para um coquetel, nunca use um vestido longo. Coloque um chapéu com abas curtas ou sem aba alguma. Para uma festa à noite você não usará chapéu. Homens: Teel Coat, smoking e cartola.

Palavreado
As três regras principais para o palavreado Lolita
1. Fale devagar e educadamente.
2. Não use palavras abreviadas e gírias
3. Seja elegante e não seja rude

Lista de frases importantes:

- Osore irimasu
- Watakushi (Eu)
- Desu koto
- Arigatou Zonjimasu (Muito obrigada)
- Sayou de Gozai masu no (Realmente?)
- Oyurushi Asobashite (Me desculpe)
- Gokigenyou (Adeus)
- Gokigenyou (Olá)
- Gomen Asobase (Com licença/perdoe-me)
- Dochira ni Odekake Desuno (Onde você vai?)


O que acharam? Eu realmente fiquei curiosa para ler o resto da revista, haha. Que CD's será que sugeriram nas páginas 96-97? Se um dia encontrar esse número completo, posto para vocês.

E por hoje é isso. Até mais!
Curtam a página no facebook: Goodbye, Johanna !

Milky

10 comentários:

Madrepérola disse...

O texto é muito amável! Fiquei curiosa para ler mais a respeito. Adoro lifestyle lolita!

Unknown disse...

Adorei o texto, é uma etiqueta bem antiga. <3 está adorável, fiquei curiosa pelo fato da dança ! XD ;*

Kai disse...

Que bom que gostaram! Pena que não deu para achar o resto dele, algumas coisas seriam interessantes de ler ^^'>

jaqueline mackievicz disse...

olhá gostei do post e tal's, mas na ultima parte e falar girias ou palavrões, não acho q só pq esteja trajada vc tem que deixar de ser vc, afinal o lolita faz parte de vc e vc não se transforma em outra pessoa quando esta de lolita, sem falar que não existe regras especificas de como agir no lolita

Kai disse...

Claro, concordo plenamente! Postei esse texto (que não é meu) apenas à título de curiosidade: é algo que foi publicado em uma das primeiras edições da Gothic&lolita Bible, mas acredito que mesmo no original, não tinha a intenção de ser levado completamente a sério.

Unknown disse...

Adorei o texto. Obrigada por compartilhar. O visual do seu blog é aconchegante e estonteante.

Kai disse...

Que bom que gostou, muito obrigada! :)

Unknown disse...

Ah, fiquei com uma dúvida... O que significa exatamente fingir andar com o quadril. Sei que a tradução não foi sua, mas sabe o que significa isso? Fiquei muito curiosa com essa parte.^^
Bye.

Kai disse...

Imagino que tenha a ver com um certo "rebolado", haha. Não aquelas coisas exageradas, mas sei lá, alguma coisa como andar "com ritmo".

Acho que isso abre margem para muitas interpretações ^^'>

Unknown disse...

Entendi, deve ser isso mesmo. Faz todo o sentido. Me faz pensar nos aristocratas do tempo de Maria Antonieta. Eles sempre caminham "com ritmo", como você falou. Obrigada pelo esclarecimento.^^

recommend

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...