Olá gente, como vão?
Para seguir atualizando o blog com as coisas que tenho visto e pensado ultimamente, queria falar um pouco sobre uma coisa que venho fazendo com meu guarda-roupa (e que na verdade, até demorei um pouco para notar que estava fazendo mesmo), que é simplificar.
Já tinha falado sobre organização, minimalismo e moda alternativa diária em alguns posts desse ano e do ano passado (links ao final da postagem), e embora eles sejam todos sobre coisas diferentes, acredito que eu tenha acabado juntando tudo num quase "estilo de vida". Eu ainda amo roupas cheias de camadas, decorações hiper carregadas, antiguidades e todo esse tipo de coisa - mas no dia-a-dia creio que tenho levado essa ideia de simplificação para praticamente tudo, inclusive moda.
Moda alternativa japonesa costuma sempre evocar aqueles outfits super elaborados, com muitas camadas e acessórios diferentes, mas na verdade (principalmente mais recentemente) é possível encontrar snaps de outfits de aparência mais "clean" e simplificada. Podem ter cores e cortes simples, mas vários deles ainda mantêm aquela aura alternativa por causa das estampas ou modelagens diferentes. Também não é um estilo propriamente dito, já a simplificação pode acontecer dentro de estilos diferentes.
★ Simplicidade na moda de rua alternativa ★
Vou tentar mostrar, numa especie de lista, o que eu tenho notado e achado mais interessante nessa coisa de simplificação em moda alternativa, principalmente na japonesa. Não é tudo, e você pode encontrar bem mais coisas só procurando imagens por aí. Minha divisão foi baseada em "conforto", "número de peças" e um pouco no que eu tenho pensado em usar para mim mesma.
Calças largas
Eu tive um certo trauma com calças por alguns anos, rs, mas comecei a me interessar por elas de novo recentemente. Um dos vários motivos para esse desgosto é que eu sempre achei calça uma coisa muito desconfortável, principalmente as mais justas. Nessas de pesquisar sobre samurais e atividade física, entretanto, comecei a lembrar que as calças largas, por outro lado, são bem legais! Dá para fazer vários coords confortáveis e estilosos com elas - que são uma peça bem comum nesses outfits simplificados. Estampadas ou de cores sólidas, podem ter cortes variados.
Cores sólidas e/ou únicas
Cores sólidas ou cores únicas, principalmente o preto e o branco, são muito boas para se montar um outfit com facilidade. Se tiver um guarda-roupa de cores bem definidas (mesmo que não seja preto/branco ou monocromático), dá quase para fazer isso de olhos fechados. Meu esquema de cores do "
dicas para moda alternativa diária" não mudou, mas tenho notado muito mais peças de cor única no meu guarda-roupa também.
Saia e blusa
Esse eu já comentei no post do
Dolly Kei Everyday, e ainda é uma das minhas combinações favoritas para usar todo dia. Dá para criar muitas variações diferentes: pelo formato/comprimento da saia e o estilo da blusa, se vai por dentro ou por fora, os materiais, a altura da cintura, etc. Como não gosto muito de roupas justas ou que diminuam minha capacidade de me movimentar, minhas saias favoritas são as longas e as blusas que mais gosto têm mangas na altura dos cotovelos.
Bolsas de ombro ou mochilas
As bolsas podem variar bastante, mas como o outfit simples normalmente é baseado em conforto e praticidade, as mochilas e as bolsas de ombro são as que eu acho mais relevantes. São bem fáceis de carregar, principalmente se for para andar na rua, e são ótimas para guardar tudo que você possa precisar durante o dia. Eu não carrego mais muita coisa comigo, mas desde que troquei a pasta bonitinha (mas difícil de usar) que levava para a faculdade por uma mochila pequena e confortável, minha vida ficou um pouco mais fácil.
Tênis e botas
Os sapatos também são bem variados, mas sapatos confortáveis são bem fáceis de encontrar nessas combinações mais simples. Coordenados com qualquer outfit dão um ar esportivo, "prestes a sair para uma caminhada", para o resto da roupa, e são, de fato, muito bons para serem usados no dia-a-dia - principalmente se você for realmente andar bastante. É meio óbvio, mas faz diferença (tanto visualmente, quanto na questão do conforto).
Blusas de "jogar por cima"
Roupas largas, como a gente veio falando, são bem fáceis de vestir e aparecem com frequência nesses outfits simplificados. Essas blusas de colocar por cima - kimonos, camisas, blusas de frio, etc, são bem párticas para equilibrar a roupa visualmente e proteger contra a temperatura, dependendo da necessidade. Existe uma variedade enorme também, e elas podem ajudar a deixar o coord mais interessante!
Poucos acessórios (ou nenhum acessório)
Como andar cheia/o de penduricalhos pode ser um pouco trabalhoso ou desconfortável (e como a pedida desses é outfits é a simplicidade), a gente não vê muitos acessórios na maior parte deles. Algumas pessoas fazem penteados simples ou colocam um chapéu. É uma oportunidade para incrementar o outfit, mas também pode ser completamente deixada de lado, se quiser, e não fará muita diferença.
Referências
Vou deixar mais algumas imagens que encontrei como referência - lembrando que essa é só uma parte que eu selecionei e está longe de mostrar todo o tipo de coisa que dá para fazer, só levando em conta os pontos acima. Simplicidade e conforto também são um pouco relativos, se a gente for pensar sobre isso, então essa lista com certeza não é definitiva.
Os links para os posts de organização e moda alternativa diária:
E por hoje é isso. O que vocês acham desses outfits simplificados? São realmente mais fáceis? O que vocês costumam usar no dia-a-dia? Têm alguma dica?
Fico por aqui hoje, até mais!
Milky