Pesquisar este blog

domingo, 19 de abril de 2015

★ Guia para a Lolita Bizantina ★

Olá, como estão?


De um tempo para cá as estampas com temas religiosos abriram espaço na cena Lolita - cruzes, catedrais e vitrais, pinturas de anjos e santos, etc, começaram a aparecer por toda parte! Esse post é uma espécie de guia com dicas sobre como montar um outfit inspirado, levando em conta o que tem aparecido com mais frequência por aí. É claro que não é regra! A palavra "Bizantino" é só uma brincadeira com os dourados frequentes - até porque vários elementos desses outfits são de outras épocas e não tenho ideia se há um nome específico para esse "estilo" dentro do Lolita, rs.



Nota: O post é sobre um estilo de roupa que não tem ligação nenhuma, além da puramente estética, com religião. Não sei se isso chega a ser polêmico, mas como vi uma postagem meio perdida sobre isso (essa aqui, para ser mais específica), achei melhor avisar.


Então vamos lá!

 ★ Guia para a Lolita Bizantina  ★

Maestà del Palazzo Pubblico di Siena - Simone Martini. link.

Estampas

Para começar, o que mais frequentemente caracteriza um outfit de tema religioso são as estampas das saias e vestidos. As indie brands e lojas do Taobao aderiram com mais entusiasmo à essas prints, então você pode achar uma porção delas em lugares como a Nerverland, a Dark Box e a Écailles de Lune, por exemplo (não se esqueça de de procurar por reviews das lojas antes de comprar!). Marcas mais conhecidas como a Moi Meme Moitié, Juliette et Justine e a Baby, The Stars Shine Bright também oferecem alguns modelos no estilo. Você pode procurar por estampas de cruzes, vitrais, igrejas, santos, anjos, pinturas e portões. Também pode adicionar esse tipo de estampa em suas meias - a Grimoire tem uma grande variedade de meias-calça estampadas que funcionariam perfeitamente!

Neverland. Link.
Sapatos

Não há um estilo muito específico para os sapatos, mas algo que tem aparecido recorrentemente nos outfits de temas religiosos são elementos dourados, por isso acho que um par de sapatos dourados possa cair muito bem com a maior parte das combinações (já reparou nas pinturas antigas?).

 
Vestido da Juliette et Justine. link e link.
Acessórios

Assim como nas estampas, o interessante é buscar por temas religiosos - ou, caso seu outfit já esteja saturado deles, por acessórios que combinem com o esquema de cores escolhido. Se quiser um outfit mais dramático pode optar por coroas e auréolas, mas esse estilo também dá muito certo com véus e corsages. Aproveite para usar cruzes nos colares e brincos e as meias estampadas!


helloworld 
Atelier Boz (link) e Taobao (endereço na imagem)
Dicas gerais

★ A ideia geral é bem simples, então se você procurar ficar dentro dos temas religiosos vai conseguir montar um outfit com bastante facilidade!
★ Aposte nas estampas, são elas que dão a cara desse tipo outfit, já que a silhueta (nesse caso) não é muito importante.
★ Cores escuras costumam funcionar melhor (principalmente o preto), mas outfits brancos e de cores leves também conseguem dar um ótimo efeito!
★ Aposte nos detalhes dourados. :)
★ Se inspire olhando obras de arte religiosas (inclusive as bizantinas, rs).
★ Brands que tem uma estética  mais específica nesse tipo, como a Juliette et Justine, podem te fornecer bastante inspiração (além de várias peças, se seu orçamento permitir).
★ Alguns desfiles temáticos também podem te ajudar a montar seus coordinates, dê uma olhada pela internet. :)

Gaultier Made Fashion A Religious Experience in His S/S 2007 Haute Couture Collection. 
link e link


Outras ideias

Embora a febre de imagens religiosas tenha se espalhado bastante, vejo que ela tem ficado mais restrita as estampas e detalhes - e não ao formato do outfit, por assim dizer. Ou seja, outfits visualmente relacionados as roupas usadas nas igrejas e etc (como de padres e freiras, ou mesmo de santos e anjos), não tem aparecido tanto. São as próprias imagens estampadas que se vê por aí. Você pode, então, aproveitar o momento para variar suas escolhas sem perder o tema!


Mais imagens:

link
Não é exatamente nesse estilo, mas tem o feeling, rs. link.
link
link
link
Me gusta | Tumblr
link
E é isso, o quem acham? Acrescentariam ou tirariam alguma coisa? Concordam com o tema? Adoraria ouvir a opinião de vocês!

Também gostaria de ter salvo as imagens que vi durante algum tempo circulando na internet, porque foi difícil de encontrar algumas dessas que eu usei aqui (o que é meio irônico, levando em consideração que o post é sobre trend, rs), mas atualizarei se achar alguma coisa. :)
E eu fico por aqui, até mais!

Milky

5 comentários:

Madrepérola disse...

Olha eu sou agnóstica, mas eu adoro a arte sacra num geral. Imagens de santo, quadros, rosários, crucifixos... Já usei vários desses elementos só por uma questão estética, mesmo antes de ser lolita. Eu abandonei a religião católica aos 13 anos e não vejo nenhum problema em admirar a arte sacra ou mesmo usá-la. Acho essa polêmica imatura, mas é uma opinião pessoal, talvez algumas pessoas se sintam ofendidas.

De todo modo adorei o guia que você trouxe.

Hoshi ~* disse...

Achei muito interessante o post :D

Acho legal como ultimamente tem crescido o número de lolitas "históricas". Tem ficado muito bonito ~*

potedeestrelas.blogspot.com.br

Kai disse...

Concordo totalmente Madrepérola, só achei bom avisar para evitar discussões. E obrigada, gente!

Gabi Mion disse...

Eu sou apaixonada pela foto das meninas com o Puppet Circus *--*
Os outfits delas são a cara da riqueza ♥
Quero conseguir fazer outfits assim um dia :')
Mas, amei o post no geral, não tinha visto antes >.<
Adorei as dicas ♥

Gabi Mion disse...
Este comentário foi removido pelo autor.

recommend

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...