Pesquisar este blog

segunda-feira, 27 de julho de 2015

★ Dicas para moda alternativa diária ★

Olá, como vão vocês?

Ressurgi das trevas depois de um tempão sem postar! Por incrível que pareça eu estou levando as metas de ano novo a sério (embora eu tenha mudado algumas coisas, rs), e enquanto eu não faço o post sobre organização, pensei em falar sobre moda alternativa diária - mais especificamente sobre o meu caso, que é mais voltado pro Dolly Kei, Lolita e afins; mas acho que algumas coisas servem para todo mundo. :)

Esse post tem bastante do Dolly Kei Everyday, do Como usar Lolita todos os dias e do Construindo um guarda-roupa Lolita completo. Ele é, diferentemente dos outros, uma versão mais pessoal (com dicas de experiência) e mais geral, já que não tem foco em estilo nenhum. Ainda assim, se você já leu alguns desses posts é possível que encontre informações parecidas.

Mas então vamos lá!

 ★ Dicas para moda alternativa diária ★
link
A primeira coisa que eu percebi quando tentei começar a montar um guarda-roupa para o dia-a-dia foi que eu não tinha muitas peças para isso. Eu queria que ele fosse bacana, com roupas que "me representassem", mas que fosse ao mesmo tempo, prático e não muito exagerado - e minhas roupas variavam de calças jeans e camisetas simples à vestidos cheio babados, sem muitos meios termos (e não que eu esteja dizendo que você não possa usar qualquer uma dessas coisas, mas eu não estava interessada na primeira opção e a segunda era muito trabalhosa para minha força de vontade matinal, rs).

Por causa disso descobri a primeira dica, que tem me servido muito bem até agora - use combinações diferentes da mesma coisa.

Com as roupas que eu tinha, acabei percebendo que a combinação que mais gostava de usar era "saia de cintura alta + blusa". Embora eu não tenha ficado só com essa combinação, foi a que mais usei (e continuo usando), e foi como consegui comprar novas peças que não fossem ficar perdidas no meu guarda-roupa para serem usadas só de vez em quando.

Há duas vantagens muito boas em se fazer isso: a primeira é que se você encontrou uma combinação que goste, dificilmente vai se sentir mal a usando. A segunda é que sabendo o "modelo" do que vai vestir, você economiza o tempo que perderia escolhendo e combinando peças complicadas. O resultado é que você vai sentir que está bem vestida(o) sem ter tido muito trabalho para isso. Pode deixar as peças e combinações mais criativas para os dias em que tiver mais tempo e/ou vontade. :)

Dolly kei is similar in many ways to mori girl, but usually prefers a more feminine silhouette and more saturated colors and patterns (including makeup). Untuck the shirt, subtract the belt, and clean off the lipstick, and this could be a viable dark mori outfit. {Fanny Rosie} Green and Floral Yeah, Dunno if I would wear this or pull it off.. but cute!
Link e link

Como eu ando bastante, também padronizei alguns sapatos que fossem confortáveis e
que combinassem com quase tudo. Meus preferidos são um par de botas (que eu uso quase todo dia), um de sandálias e um de sapatilhas. Como a cor principal do meu guarda-roupa é vermelho escuro, as botas e as sapatilhas também são vermelhas e as sandálias são de uma cor neutra. A mesma ideia também serve para os acessórios.

fannyrosie:  Casual outfit for a walk in Toronto, followed by a long bus ride home (sorry for the cellphone quality again) love the color and pattern on the skirt Dolly Kei - Heri of Grimoire
Link e link

E como estamos falando em cores, a segunda dica é: tenha uma paleta de cores definida. Se você souber as cores que mais gosta ou que tem mais no seu guarda-roupa, fica mais fácil não só de comprar peças novas (principalmente no começo), mas também de montar os outfits de um jeito ainda mais prático e rápido. É bem mais fácil escolher as peças de manhã, por exemplo, se praticamente todas elas combinarem entre si. Até porque, se durante a semana você tiver que pensar muito sobre o que vai vestir, pode ser que acabe desistindo da moda alternativa e optando por alguma coisa que você goste menos, mas que lhe pareça mais prática. A facilidade em usar as peças ajuda a manter o entusiasmo, rs.

Isso não significa que seu guarda-roupa tenha que ser de uma cor só, mas sim que deva ter cores que funcionem bem entre si. Mais tarde, conforme seu guarda-roupa for crescendo, você pode separá-lo por seções de cores ou algo do tipo, mas se estiver começando é bom manter um foco mais estreito. No meu caso, a minha paleta de cores é bem parecida com a do blog:

O esquema não ficou lá uma maravilha, mas eu vou explicar. Minha cor principal é vermelho-escuro, então quase todos os meu outfits diários tem uma peça vermelha ou detalhes vermelhos.
Exemplos de inspiração para esse caso (as duas imagens acima também contam):

dolly kei Dolly
Link e link

Minhas cores secundárias são azul e verde escuro. Costumo deixar o amarelo/dourado para detalhes, então ele não aparece com tanta frequência. As cores secundárias são para mim como uma alternativa para a primária, então, quando eu não estou a fim de usar tanto vermelho, eu troco e faço um outfit com mais azul ou verde. Mesmo assim é comum que sobre algo da primária (como os sapatos e acessórios), por isso quando for escolher suas cores principais e secundárias procure pensar se elas vão trabalhar bem entre si. Eu diria para escolher duas cores, ou no máximo três, para não ficar bagunçado e perder o objetivo principal, que é facilitar sua vida, rs.

As imagens são de outfits só com cores secundárias (misturadas ou não entre si) e cores secundárias misturadas com primárias - que é mais ou menos como fica o guarda-roupa no geral, com a diferença de que as primárias costumam aparecer mais.

technically Dolly Kei but still very pretty dolly kei | Grimoire
Link e link

I have been sick since Sunday, but I do not care anymore. Dolly kei
Link e link

Dolly kei fashion from Grimoire blue
Link e link

Além dessas você também vai precisar ter algumas cores neutras para usar como base (para blusas, meias, etc) e não supersaturar seu outfit (a não ser que seja essa sua intenção). A verdade é que as cores de base são tão importantes e práticas que, se quiser, você consegue montar um outfit legal sem precisar de mais nenhuma cor além delas. As minhas são preto, branco e cinza, e ultimamente tenho tentado acrescentar mais beges e marrons. Se você olhar as imagens postadas até agora verá que em todas elas há alguma cor de base também. São muito práticas e é praticamente impossível exagerar nelas (um outfit todo preto ou todo branco ainda vai continuar sendo super legal).

Os exemplos seguintes são de outfits montados só com cores neutras ou que têm bastante ajuda das cores de base:

Lovely Casual Lolita coord. Love the shirt and the shoes, such a beautiful combo. Saori, Dolly-kei Fashion
Link e link

dolly kei fashion | Dolly Kei (Style) / Grimoire Stardust
Link e link

Uma outra dica é: procure por peças versáteis. Se você já souber as cores e o modelo do que vai usar, isso fica quase automático. Mesmo assim, escolhendo uma blusa que dê para usar tanto no calor quanto no frio (colocando alguma coisa por cima), por exemplo, você facilita ainda mais seu dia-a-dia.

Por fim lembre-se de que se usar suas roupas com frequência elas vão estragar mais rápido, então se gosta muito delas cuide bem das suas peças. Como eu faço faculdade de Artes acabo sujando minhas roupas com muita facilidade. Eu também tenho um hábito não muito elegante de sentar no chão sempre que dá, e isso não é muito bom para as minhas saias, rs. Como o risco na faculdade é alto eu sempre levo um avental, por exemplo.

Mas mesmo tomando cuidado, infelizmente, suas roupas vão se desgastar bem mais rápido que aquelas que você não usa muito. Então, se gostar muito mesmo de uma peça, talvez seja bom considerar não usá-la com tanta frequência. Como eu não tenho dinheiro para sair comprando tudo, eu faço o seguinte:

 ★ Peças mais baratas ou que são mais fáceis de repor, eu uso mais vezes.
 ★ Tento revezar e não repetir roupa na mesma semana, simplesmente porque fazendo isso eu evito usar uma peça até "matá-la", rs.
 ★ Não tenho dó dos sapatos que separei para usar no dia-a-dia. Embora eu goste e cuide deles, também não vou ficar triste se estragarem. Já derrubei tinta nas minhas botas um milhão de vezes.

Por outro lado, não adianta guardar uma peça no seu guarda-roupa para não usar nunca, então pense sobre o assunto quando for escolher o que vestir. Se você não tem um dia-a-dia tão perigoso para suas roupas quanto o meu, é possível que elas durem bastante.

Eu estou longe de terminar de montar meu guarda-roupa mas estou muito mais contente com o que visto hoje do que com o que estava vestindo ano passado!

E vocês, como se vestem no dia-a-dia? Tem alguma dica para moda alternativa diária? Ou alguma dúvida?

Eu fico por aqui, obrigada pela leitura!
Até breve!

Milky

4 comentários:

Madrepérola disse...

Eu ando um pouco desleixada com o meu guarda-roupa, mas pretendo voltar a usar peças alternativas no meu dia a dia. Suas dicas foram bastante preciosas.

Jenny C. disse...

Gostei demais das suas dicas. Eu tenho tentado usar lolita no dia-a-dia e realmente muitas dessas coisa percebi com a experiência de fazer isso sempre. Bjs

Ichigo Fujiwara disse...

Adorei o post e as imagens! Estou a uns 2 meses montando um post sobre j-fashion para o dia-a-dia, mas sempre paro para fazer outros posts. @_@~ e é bem menos explicativo que o seu \o\~

Eu acabo me vestindo de maneira mainstream pq pego 3 onibus e acordo as 5:30, mas quero ao poucos sumir com as calças do meu guarda-roupa e aumentar saias e vestido para andar mais como eu quero!

Kai disse...

Obrigada, fico feliz que tenha sido de ajuda! Acho que vale o esforço, mas não muito fácil mesmo não :c Espero que consigam! Eu também não estou nem no meio do caminho, rs.

recommend

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...