Pesquisar este blog

quinta-feira, 28 de maio de 2015

★ Um vestido muito útil - Inspiração do Período Regencial em Lolita ★

Olá, como vão?

Não vou conseguir fazer o tema do mês da AFLBN (de novo :c) e também não tive muito tempo para escrever sobre qualquer outro assunto, então vou postar uma segunda tradução que achei interessante esses dias - dessa vez do blog Bookish Beauty.

★ Um vestido muito útil - Inspiração do Período Regencial em Lolita. 


“I have determined to trim my lilac sarsenet with black ribbon just as my China Crape is …Ribbon trimmings are all the fashion at Bath, & I dare say the fashions of the two places are alike enough in that point, to content me. – With this addition it will be a very useful gown, happy to go anywhere.”
-Jane Austen, 5 March 1814

Nota: Fiquei meio na dúvida sobre traduzir isso ou não, mas é uma citação da Jane Austen (provavelmente retirada de uma carta para irmã) sobre um vestido que ela costurara e que serviria para várias ocasiões - "um vestido muito útil".

Uma coisa que sempre me desapontou é que eu nunca vou ficar muito bem em um vestido do Período Regencial. A linha de cintura elevada da empire waist (ou cintura império) não atende muito bem a minha estrutura. Entretanto, como o outono está começando e eu estou procurando roupas confortáveis para vestir por aí, o Período Regencial me chama.

E, porque é esse o tipo de pessoa que eu sou, eu fiz uma pesquisa. Eu assisti filmes (muitos sobre Jane Austen). E terminei com uma grande vontade de fazer um post sobre Lolita com inspiração no Período Regencial.


Vestidos

A melhor maneira de conseguir a silhueta regencial é usar um JSK ou um OP de cintura alta. Esse não é o momento para saias, porque elas vão cortar muito na cintura. Decotes redondos ou quadrados vão funcionar melhor para a aparência aberta e clássica do Período Regencial.

Quanto aos tecidos, a musselina branca é a mais icônica, mas há vários visuais que você procurar, principalmente se você for fazer o vestido à mão. Estampas sutis em cores mais claras vão ser mais comuns, assim como tecidos naturais, como o algodão.

Em termos de cor, uma palheta de cores clássicas vai servir melhor para você. Porque corantes eram caros e pigmentos eram feitos de substâncias naturais durante a Regência, cores suaves vão estar na ordem do dia. Amarelos e tons naturais como lavanda, violeta, pêssego e rosa vão atender bem um visual inspirado no Período Regencial. Claro, você também pode usar outras cores, como vermelhos ricos e verdes profundos.

Se você quer realmente pegar o feeling das estampas ou cores da Regência, pode olhar ilustrações da época ou arquivos de trajes online, como o do Kyoto Costume InstituteEsse post também pode ajudar, caso você esteja indo para estampas em vez de cores sólidas.

Abaixo você pode ver um vestido do período (com mais informações no Kyoto Costume Institute) e um OP da Emily Temple Cute para comparação.

 

Outerwear (casacos, etc.)


Uma das melhores opções de casacos para Lolita com inspiração regencial é a spencer jacket. Esse casaco curto pode ser facilmente usado por cima de um JSK ou OP para acentuar a cintura alta e dar o peso certo para uso no outono. Spencers normalmente tem mangas longas e gola alta. Podem ser simples ou pesadamente decorados. Se quiser um, procure por casacos curtos, faça um de uma estampa disponível comercialmente ou confira as opções que flutuam no Etsy.

Xales são outra ótima opção. Mais leves e melhores para o verão, xales são uma adição bonita e elegante para o seu guarda roupa. Particularmente na moda durante o Período Regencial eram os xales paisley. Esse design "persian pickle"* (sim, eram assim que eram chamados) foi bastante popular nos xales da época. Xales estão em todos os lugares - meus favoritos são pashminas simples - então você com certeza vai encontrar um em uma cor que ame.

*Não sei exatamente como traduzir essa expressão, rs, Algo como "conserva persa"? Não faz muito sentido, haha.

Outro acessório emblemático do período da Regência, é o manto vermelho. Mantos e capas em geral vão funcionar bem, mas o vermelho é icônico. É uma escolha ideal para coordinates de inverno, e o vermelho fica muito bem contra um vestido branco. Essa é uma opção na qual você pode ir pesadamente em direção as brands: essa adorável capa da Innocent World é muito bonita para um outfit inspirado no Período Regencial, mas você pode ir para peças mais elaboradas se quiser.


Acessórios de cabelo

Poke bonnets são os acessórios mais reconhecíveis que você pode usar. Esses bonnets virados para frente emolduram muito bem o rosto e podem ser customizados da maneira que você quiser. Quer um que vá combinar com seu vestido de print de morangos? Adicione alguns moranguinhos. Seu estilo é mais sutil? Adicione laços e rosas. Você pode enfeitar um chapéu de palha simples ou acrescentar tecido (como nesse tutorial) para mudar o visual completamente. Isso é ótimo para as damas mais orientadas para os DIY's porque você pode comprar um bonnet sem nada (eu recomendo esses da Austentation) e mudá-lo como quiser.

Bonnets não são para você? Sem problemas, ainda há um monte de coisas para escolher:

Enquanto a Era Regencial progrediu os cabelos longos tornaram-se cada vez mais populares e cachos cheios começaram a aparecer ao lado do rosto. Enfeites de cabelo para bailes incluíam joias, bandeaux, turbantes e grinaldas de uvas, e para os anos finais do Período Regencial, turbantes e penas de avestruz foram usadas para adornar os cabelos. (Oversale House)

A maior parte dessas coisas pode ser feita à mão também! Turbantes vêm em uma variedade de estilos diferentes, de um simples DIY de posicionamento (da maneira de como colocar) até turbantes complexos. Bandeaux também são fáceis de fazer, ou você pode usar faixas comerciais simples com um penteado do período para conseguir o visual. E se quiser inspiração para penteados, dê uma olhada nesses post do Jane Austen World.


Outros acessórios

"Retículos" são as bolsas de mão do período da Regência. São sacos de cordão simples e são bem fáceis de fazer se você tiver vontade. Mas a simplicidade dessas bolsas não significa que elas tem de ser chatas. Essa bolsa do período tinha o formato de um abacaxi (e você pode fazer uma para você!).


Para joias, fique com o simples! Eu gosto de olhar alguns painéis de joias Regenciais no Pinterest (como esseesse ou esse) para inspiração. Escolha pérolas, contas, camafeus ou joias com pedras simples.

Se você está se sentindo um pouco exposta pelos decotes dos vestidos adicione um fichu ou uma chemisette. O fichu é uma peça estilo-xale que cobre o decote. Pode ser feito de renda, linho, chiffon, ou qualquer outra cor que você goste. A chemisette é praticamente a mesma coisa, mas mais parecida com um blusa. Ambos são uma boa maneira para adicionar um toque de modéstia. Fichus são fáceis de fazer e de encontrar no Etsy, chemisettes são um pouco mais difíceis de encontrar, mas alguma pesquisa deve der resultados.

Como eu disse antes, tenho tido tempos difíceis tentando usar roupas inspiradas na Era Regencial. Mas e você? Arrasa numa cintura império?


Eu tinha comprado esse vestido pensando em fazer alguma coisa desse tipo, mas até hoje não consegui usar (por causa da abertura nas costas, rs). Achei esse post meio sem querer, e ele me deu algumas ideias sobre o que fazer para usar esse OP de um jeito que eu me sinta confortável, então achei que pudesse traduzir (apesar de não ter ficado lá uma maravilha, haha). Também estava pensando em fazer uma lista de filmes e séries de época para inspiração, talvez seja o próximo post. :)

E você, o que você acha da inspiração Regencial em Lolita?

Eu vou ficando por aqui, até mais!

Milky

6 comentários:

Madrepérola disse...

Que post mais amável!! Ainda mais porque tem a Jane Austen como inspiração.

Eu amo as inspirações lolita desse período e amo cintura imperial. Uma pena que como eu tenho muito busto fica complicado usar. Também adoro os acessórios com essa inspiração. Eu gosto daquela bolsinha tipo "saco" e essa de abacaxi foi hilária. huahauhau

Giovana Mathos disse...

Adorei o post,amo moda histórica ♥
gosto bastante da moda império,mas nunca fiz nada nesse estilo,e o que mais gosto são os penteados. ♥
bjos

Ichigo Fujiwara disse...

Tou adorando seus posts de inspirações para lolitas e vou querer ver seu outfit em breve, viu? :3

A bolsinha de abacaxi me faz lembrar que as frutas cítricas são esquecidas pelas grifes loli que só lembram de morangos e cerejas! D:

Vou mostrar esse post para minha amiga que é apaixonadíssima pela Jane *3*~

Beijos!

IchigoLoveRu disse...

Adorei!
Essa loja Austentation é um amor, estou apaixonada *-*
A inspiração regencial é realmente linda em lolita, eu adoro vestidos empire waist e estou costurando um nesse estilo e o post certamente me ajudou com inspirações pro futuro outfit, obrigada *-* Tenho um 'retículo' antigo que minha avó me deu mas eu nem fazia ideia do nome e que era regencial, genial! :D
Beijão e obrigada pelo post lindo e completinho :)

Anônimo disse...

Seu vestido da Classical Puppets é lindo!

Eu adorei a tradução desse artigo!
A parte sobre acessórios nos cabelos me lembrou um que vi há bastante tempo, que trazia flores também! É bom a gente não esquecer que dá para fazer coisas muito legais em penteados! <3

Kai disse...

Oba, fico feliz que tenham gostado! Eu também não sabia que essas bolsas era do período regencial e nem que havia um nome para elas (na verdade eu não sei se são chamadas de "retículos" em português, mas era a tradução mais cabível, rs).

recommend

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...