Pesquisar este blog

quinta-feira, 14 de maio de 2015

★ Como usar Lolita todos os dias ★

Olá, como vão?

Eu estou meio sem tempo esse mês, e para não deixar o blog parado decidi traduzir esse post do F Yeah Lolita, já que se trata de um assunto que eu tenho pesquisado ultimamente. Não sei se já o traduziram (dei uma olhada na internet mas não encontrei nada), então espero que possa ser útil. :)

 ★ Como usar lolita todos os dias ★  

COSPLAY SOUL
Link. Troquei a foto porque o fundo da original não estava dando certo com o blog :/

Como eu já mencionei antes, eu uso Lolita quase todos os dias. Eu não me considero uma lifestyle lolita, e ainda assim, vivo minha vida nisso. Eu gosto de considerar isso um estilo "Lolita Diário". Eu nem sempre me arrumo para parar-o-show e ter-o-maior-número-de-fotos-num-meeting, entretanto, consegui encontrar um bom meio termo entre me super-arrumar e sair de casual Lolita. A melhor parte de usar Lolita diariamente é que há dias suficientes no ano para você poder experimentar e ir de um extremo ao outro, brincando com diferentes estilos.

Encontrando tempo para usar Lolita

Quando as pessoas que eu não conheço na vida real descobrem que eu uso Lolita todos os dias a primeira pergunta normalmente é "Como? Você tem um trabalho onde é permitido usar Lolita?". Eu nunca poderia, nem em um milhão de anos, usar Lolita para trabalhar, então o que eu faço? A resposta é ridiculamente simples: eu troco de roupa. Eu não vou passar o dia inteiro em minhas roupas de trabalho, e não é muito comum que eu vá direto do trabalho para pijamas, então eu troco para minhas roupas Lolita quando chego em casa.

Pode ser um pouco frívolo, mas Lolita é uma moda frívola. Por mais bobo que pareça eu fico feliz em tirar alguns minutos do dia para mudar para uma roupa que eu realmente gosto de vestir, mesmo que eu só planeje usá-las por algumas horas. 

Para vocês que podem ficar um pouco mais "sofisticados" no trabalho, mas não podem usar Lolita por completo, considerem usar alguns acessórios ou blusas Lolita com estilo mais maduro. Até algo como carregar uma bolsa Lolita ou uma peça de joalheria de sua brand favorita é suficiente para fazer você sentir que está usando um pouco de Lolita, mesmo quando você absolutamente não pode.

Se você é o tipo de pessoa que chega do trabalho/escola e troca-se para pijamas, considere investir em pijamas que estão mais do lado Lolita das coisas ou roupas fofas de ficar em casa. (Links em inglês).

Algumas dicas para usar as rendas todos os dias

Você pode, claro, usar outfits completos todos os dias, mas isso exige bastante esforço, tempo, e um guarda-roupa épico, que a maior parte de nós não tem. Realisticamente, usar Lolita todos os dias significa que você terá de usar alguns atalhos e modificações na aparência do Lolita comum. Encontre o que funciona melhor para você, para seu orçamento e sua agenda. Se você tem os meios para usar Lolita todos os dias, então faça-o! Mas se você acha que é um aborrecimento grande e quer um estilo mais prático para usar todos os dias, confira algumas dessas dicas que me ajudaram a usar lolita todos os dias por vários anos!

Você vai precisar de um monte de peças-base - as peças mais importantes, creio eu, para usar Lolita todos os dias são algumas anáguas que não "desinflam" e muitas meias e meias-calças diferentes. Vários pares de bloomers mais longos também são bem úteis se você não quer ter de lavar suas anáguas todos os dias. Eu não posso enfatizar o suficiente o quanto de meias ou meias-calça você vai precisar, e a não ser que você viva em um lugar onde seja simplesmente quente demais para meias, você precisará de vários pares. Se você é como eu, provavelmente vai precisar de ainda mais delas, porque estará constantemente perdendo-as. Por sorte, você não precisará de duas duzias de meias de 30 dólares de brands - meias basicas offbrand serão um milhão de vezes mais versáteis e baratas. Só comece a estocar OTKs e meias-calça quando encontra-las por um bom preço nas cores básicas que vão funcionar com praticamente qualquer coisa no seu guarda-roupa (normalmente branco, off-white ou preto) e você logo terá muitas meias.

★ Tenha pelo menos um par de sapatos e uma bolsa que combinem com tudo. Ter acessórios que combinam perfeitamente, como por exemplo, uma bolsa de coelho combinada com um vestido com print de coelhos e um par de sapatos do mesmo exato rosa das manchas em forma de coração dos coelhos da print, é um sonho Lolita, mas não é muito prático no dia-a-dia. É claro, você ainda pode ter essas coisas para meetings ou para dias que você se sinta inspirada, mas para todos os dias, você provavelmente vai querer algo que você possa vestir sem ter que ficar pensando muito sobre e que combine com o resto das peças no seu guarda-roupa. Um par de sapatos confortáveis em um estilo neutro (se você usa muito estilos) e uma bolsa neutra que seja grande o suficiente para conter seus itens de dia-a-dia, em uma cor base que combine com seu guarda-roupa, são peças vitais para um guarda-roupa Lolita diário. Para o meu próprio guarda-roupa, minhas peças são tea partys pretos e uma bolsa preta da h.Naoto. Os sapatos são super confortáveis e eu ando o dia todo com eles, a bolsa é grande o suficiente para que eu carregue minhas coisas e combina com a maior parte de meu guarda-roupa usual.

★ Cutsews são muito úteis - Eu amo cutsews! Eu praticamente vivo em cutsews da h.Naoto. Eles são tão confortáveis e menos abafados que as blouses de botões, e você também pode simplesmente jogá-los na máquina de lavar e de secar, e não tem que se preocupar demais com eles. Eles podem ser "levantados" com casacos e acessórios ou "diminuídos" usando-os sozinhos. (No sentido de chamar atenção, enfeitar. A Caro usou a expressão "dressed up", que eu não sei muito bem como traduzir para o português)

★ Procure por peças que possuam partes destacáveis ou que possam ser convertidas. Peças com mangas destacáveis, golas removíveis, laços gigantes que saem, rendas removíveis de saias ou qualquer coisa que possa ser misturada e combinada são salvadores-de-vida para o guarda-roupa Lolita diário, porque eles significam que você pode ter mais looks sem precisar obrigatoriamente de mais peças.

★ Não tenha medo de ser "Lolitesca". Eu falei um pouco da ideia do "lolitesco" nesse post (em inglês, você pode ler a versão traduzida aqui), e mencionei como me ajudou a adicionar um pouco mais de interesse no meu estilo diário. Mesmo Lolita, quando usado todos os dias, pode acabar ficando meio chato, então é legal poder usar alguma coisa que ainda tenha a mesma estética Lolita, mas que seja mais versátil ou simplesmente um pouco diferente. Considere outras modas que tem um pouco de contato com Lolita, como Fairy Kei, Aristocrat, Dolly Kei, Mori Girl, Gótico Vitoriano ou mesmo Hime-Gyaru, que podem adicionar algo de diferente a seu guarda-roupa e ainda misturar e combinar com Lolita. Ou mesmo, dê uma olhada em peças Lolita "não padrão" que várias brands vendem, como as saias rabo-de-peixe, vestidos longos, vestidos A-line, ou vestidos casuais para inspiração de como incluir as rendas no seu guarda-roupa diário sem ter de usar o Lolita comum.

★ Não tenha medo de abandonar alguns básicos. Se você for usar Lolita todos os dias, provavelmente terá dias preguiçosos em que usar Lolita completo simplesmente não é prático. Se não estiver com vontade deu suar um blouse com um JSK, não se importe. Se está muito quente para meias, que se dane. Invista em alguns JSKs ou vestidos que possam ser usados sozinhos. Encontre alguns vestidos que possam ser usados em casa, mas se você jogar um cardigan por cima e colocar um par de sapatos bonitos estará pronta para sair. Para inspiração, dê uma olhada em alguns vestidos e coordinates de brands Otome como a Emily Temple Cute (links em inglês).

★ Aprenda a lidar com chamar a atenção em público. Aprender a usar Lolita em público é um obstáculo enorme que as pessoas que querem usar Lolita todos os dias terão de enfrentar, mas um obstáculo muito importante. Se você planeja usar Lolita numa base diária, terá de se acostumar om as reações das pessoas sobre isso. Se você quiser ler um pouco mais sobre como lidar com usar Lolita em público, confira esse post sobre isso (em inglês)

★ Aprenda a lavar as roupas Lolita em casa. Saber como cuidar das roupas Lolita em casa é muito importante se você vai usá-las em uma base regular. Confira esse post para algumas dicas e truques sobre como lavar suas peças Lolita (em inglês).

Eu tenho estado interessada em Lolita por um longo tempo, mas levaram anos até eu poder usar Lolita numa base diária. Também levou tempo até eu conseguir construir um guarda-roupa grande e funcional e para criar coragem para usa-lo todos os dias. Mas isso é só eu. Um guarda-roupa Lolita diário pode ser muito mais compacto que o meu, principalmente se você consegue manter a lavanderia (acho que no sentido de lavar e cuidar das roupas todos os dias) (o que certamente não é o meu caso) e não tem medo de sair das regras algumas vezes.

O ano novo está só a algumas horas de distância, e sei a resolução de ano novo de muitas Lolitas é usar a moda com mais frequência, e até usa-la todos os dias. Não é impossível fazer isso, se você for criativa quando se trata de tirar o máximo proveito de seu guarda-roupa e não tem medo de um pouco de dedicação.

Você tem alguma resolução de ano novo específica para Lolita? Em 2012 eu espero usar mais Classic Lolita e adicionar mais detalhes antigos e exuberantes aos meus outfits, um tipo de inspiração Dolly Kei, e ter menos outfits de "dias preguiçosos". Atualmente meus outfits de dias preguiçosos tipicamente incluem um cutsew da h.NAOTO e uma saia preta, que são incríveis para esses momentos, mas não tão ótimos para... 5 dias na semana. Em outubro eu falei sobre uma reforma de guarda-roupa (em inglês) em que eu ainda estou trabalhando, e me livrar de tantos outfits simples é algo em que estou tendo um pouco de dificuldade. Em adição a usar mais Classic Lolita, eu adoraria terminar minha reforma nos primeiros meses do ano!

 

O que acham? Eu não tenho usado Lolita todos os dias, mas tenho me esforçado para usar coisas que se aproximem dos estilos que gosto, principalmente o Dolly-Kei. Tinha pensado em falar sobre isso mais especificamente mais tarde, mas ainda queria juntar um pouco mais de experiência, rs. Mas qual é a sua experiência com moda alternativa diária? :)

Se você se interessou sobre o assunto, também há um post semelhante traduzido aqui no blog: dê uma olhada no Elegância Diária.

Vou ficando por aqui por hoje, até mais!

Milky

4 comentários:

Ichigo Fujiwara disse...

Eu ri quando vi esse post. Acho que estamos no mesmo feeling. haha. Ontem comecei a caçar umas imagens de j-fashion prático para o dia-a-dia. para me inspirar e inspirar os outros, com fotos do Japão mesmo.
Como eu acordo muito cedo (5:25) e pego 3 ônibus para ir trabalhar... 90% das vezes eu penso "f**k it all, vou por a primeira blusa que me vem na frente e um jeans e um tênis" e volta e meia me vem o pensamento "eu deveria me vestir melhor, mais produzida como eu quero" e chega no dia seguinte eu acordo com tanto sono que repito a fórmula de pessoas mainstream. Para evitar isso, estou começando a comprar mais vestido: práticos, não preciso me preocupar com combinação para quando eu não tenho muito tempo.

beijooos!

Madrepérola disse...

Artigo inspirador! Tenho sentido falta de usar moda alternativa. Eu ando com pouco tempo, dinheiro e estímulo. Isso me fez animar para colocar babados. Obrigada por compartilhar isso conosco!!

Nana disse...

Post de utilidade publica! Tenho muita dificuldade em escolher roupas para o dia a dia que sejam mais fofas e lolitáveis, e por toda aquela preguiça da rotina, acabo me auto sabotando sempre :(
Mas quero tentar botar as dicas em práticas, vai que da certo! UShdushdush

Kai disse...

Obrigada! Fico que feliz que todo mundo esteja gostando desse post, rs. Vou tentar falar mais sobre isso assim que der! :)

recommend

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...