Pesquisar este blog

sexta-feira, 26 de setembro de 2014

★ Art-Loli: Estilos Lolita Dramáticos ★

Olá, como vão?

Esse mês está uma loucura e eu provavelmente nem vou conseguir fazer o tema da AFLBN por falta de tempo! :c Mas, por sorte, um dos assuntos que eu estou pesquisando para faculdade serve também para uma postagem no blog, então achei que fosse legal juntar as duas coisas e aproveitar para matar dois coelhos numa cajadada só (metaforicamente falando, rs).

Eu estive pensando em relacionar arte e moda num ensaio simples (que não ficou pronto ainda, ai ai ai), e aí acabei chegando ao Artistic Lolita para uma parte desse projeto. É um termo relativamente novo e eu tenho a esperança de conseguir criar alguma discussão sobre o assunto, usando do nome e da criatividade e apreço necessários para montar um outfit desses. Espero que dê certo, rs.

De qualquer forma, eu tive que pesquisar um pouco, então vou tentar postar em algumas partes traduções das referências que usei. Eu recomendo esse post do Le Café, que já foi escrito em português, para quem quiser ler um pouco mais sobre o estilo. O post de hoje é uma tradução do F Yeah Lolita (de novo, haha), então vamos lá!

★ Art-Loli: Estilos Lolita Dramáticos ★

Recentemente me deparei com um post sobre o evento Brilliant Star no Japão, que compilava alguns outfits realmente impressionantes sob o nome de Art-Loli (versão curta para Artistic Lolita). Esses outfits eram todos incríveis! Eles realmente levavam as tendências exageradas e decadentes ao extremo, e não há dúvidas de que estes outfits são praticamente obras de arte! O estilo ficou nas beiradas daquilo que normalmente é considerado "aceitável" em Lolita, com muitos vestidos longos, coordinates peculiares e acabamentos incomuns.

Art-Loli on F Yeah Lolita

Grandes chapéus elaborados também são algo que eu vi bastante! Essas garotas não se contentaram apenas em usar apenas um headdress ou um Alice bow, mas em vez disso, preferiram chapéus no estilo Vitoriano de tamanho real, completamente cobertos de enfeites.

Art-Loli on F Yeah Lolita

Os estilos são bem peculiares, com muitos padrões incompatíveis e detalhes creepy-cute. Mas apesar de serem aparentemente aleatórios, são tão temáticos que até o mais ridículo acessório funciona perfeitamente com o outfit.

Art-Loli on F Yeah Lolita

Barras incomuns sempre foram um "ame ou odeie" em Lolita desde que a Angelic Pretty colocou pompons na sua print mais infame (Puppet Circus!), Lolitas não sabiam o que pensar desses tipos de detalhes, que talvez ficasse melhor em um par de cortinas ou na parte inferior de um sofá. Mas com o Art-Loli essas barras foram abraçadas! De franjas à tranças, esses outfits têm de tudo.

Art-Loli on F Yeah Lolita

Embora a maior parte dos coordinates apresentem cores fortes, ouros antigos e "tons de jóias", os os tons pastel não foram abandonados no frio! Um outfit como esse difere de um usual Sweet Lolita OTT porque os detalhes individuais são muito elegantes. Enquanto ainda possa compartilhar a mesma paleta de cores e a mesma quantidade de acessórios, os detalhes são mais elegantes e opulentos, em vez do kawaii e infantil. Algo assim me lembra uma versão mais adulta do Sweet OTT.

Art-Loli on F Yeah Lolita

Esse outfit é relativamente simples se comparado com os outros! Mas o preto e o branco puros, com toques de dourado e vermelho rico, além dos acessórios temáticos como o tapa-olho. realmente fazem com que o coordinate se destaque dos outfits Lolita comuns.

Isso pode estar mais para um tendência de estilo do que para um sub-estilo Lolita, mas eu acho que Art Loli põe um nome em um estilo que eu tenho observado muito ultimamente (principalmente com o aumento da popularidade do Shironuri e o OTT Classic), e que esteve no plano de fundo por um longo tempo.

http://classicalpuppets.taobao.com/

A Classical Puppets no Taobao é uma marca que imediatamente vem a cabeça. Uma amiga (ou amigo) a descreveu como "steampunk circense e burlesca", o que realmente mostra como esse estilo era difícil de ser encaixado antes do Art-Loli.

http://www.kikirarashoten.com/

Kirakira Shoten foi outra marca que me veio à mente. Eles estiveram na periferia da moda Lolita por anos com seus vestidos exagerados e coloridos e chapéus malucos. Há um monte de outras marcas por aí que seriam perfeitas para Art-Loli, desde a Vierge Vampur, a Atelier Pierrot, e até aos sets especias da Baby, The Stars Shine Bright.

Para ver mais alguns exemplos de Art-Loli, confira esses posts sobre os eventos Brilliant Star da Triple Fortune na Rokkyuu Magazine e Style Arena. Art-Loli é o estilo perfeito para aparecer em eventos como estes! É dramático, atraente, e muito refrescante para se olhar (no sentido de ser novo, rs). É diferente dos estilos que costumamos ver sempre, um pouco mais brincalhão e um pouco mais gótico. Estou animada em ver que alguém colocou um nome no estilo e não posso esperar para ver o que acontece!

O que você acha dessa tendência Art-Loli? Eu acho que é, inconfundivelmente, um jeito de pensar "fora da caixa" e não exatamente algo que possa ser colocado dentro de um estilo já existente (como o antigo Bittersweet Lolita, que era literalmente o Sweet Lolita em preto), e apesar de eu normalmente não ficar disposta a saltar sobre a nomeação de um estilo ao primeiro sinal de que possa ser uma tendência, eu acho que esse estilo em particular esteve por aí sem nome por tanto tempo, que eu realmente gosto da ideia de nomeá-lo afinal.

image

E é isso. Acho que talvez eu consiga postar uma segunda tradução do F Yeah Lolita sobre o assunto (sim, mais um, haha), e se o que eu escrever ficar razoável, eu posto também, rs. :)

Eu particularmente gosto muito de Art-Lolita. Não sei mesmo como vai ficar a nomeação, já que é um estilo bem variado, mas falando só da parte visual, eu o acho muito interessante! E vocês, o que vocês pensam de tudo isso?

Vou ficando por aqui, até mais!

Milky

4 comentários:

Ichigo Fujiwara disse...

Quando eu vi as imagens dessas pessoas no tumblr eu me apaixonei! Também não sei se ficará o termo. Mas eu gosto dessas coisas mais conceituais e fora-do-padrão.

Beijos sabor morango!

Kai disse...

Também adoro essas inovações, haha. E o estilo é maravilhoso, mesmo se a denominação não durar :)

Abraço!

rika disse...

milky, obrigada pela referência ao meu post! só depois que eu vi que tinha um no fyeahlolita (postado um dia antes :B), que como sempre é ótimo, vale a pena traduzir o blog inteiro dela. 8D

ainda não sei se o termo vai pegar, mas de qualquer forma é um approach de lolita que sempre vai ter alguém fazendo independente de darem nomes à tendências. acho lindo, admirável.

Kai disse...

Foi seu post me inspirou para tentar fazer uma pesquisa sobre o assunto, rs. Também acho o estilo muito interessante e muito bonito! No fim, o nome é o menos importante de tudo, rs.

recommend

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...