Pesquisar este blog

sábado, 2 de agosto de 2014

★ Boystyle: Usando calças na moda Lolita ★

Olá, como vão?

Não sei se alguém já traduziu esse post do F Yeah Lolita, mas como não encontrei nada em português, achei que poderia ser útil posta-lo aqui.

As nomenclaturas do Boystyle, pelo menos para mim, são um pouco complicadas. Eu passei o post para cá praticamente do mesmo jeito que estava no original, mas não tenho certeza absoluta se os nomes estão colocados certinho. De qualquer maneira, acho que tudo que está escrito é válido de alguma forma, então vou deixar assim mesmo. Se alguém entender com mais certeza, por favor, não deixe de compartilhar seus conhecimentos! :)

Alguns links estão quebrados, mas como é coisa do F Yeah Lolita, eu também não mexi. :/

 This is a translation from the blog F Yeah Lolita, just click here to read the original post! ;) 

★ Boystyle: Usando calças na moda Lolita 

Boystyle (algo como "estilo de menino", em português) é exatamente o que soa: uma versão do Lolita para garotos. Mas assim como os vestidos cheios de babados do Lolita não são apenas um jogo de menina, Boystyle também não é só para meninos. O Boystyle tem quase tantos sub-estilos diferentes quanto Lolita, e é até com frequência considerado como um estilo completamente diferente do Lolita. Mas Lolitas simplesmente amam Boystyle, não podemos evitar, é tão bonito! E por esse motivo, vou passar algum básicos nesse post.

Antes de começar, gostaria de lembrar que não sou uma especialista em Boystyle. Eu não tenho usado calças fora do trabalho desde 2003, então talvez isso deveria ter sido deixado para alguém com mais conhecimento que eu. Eu sei um pouco sobre o assunto por fazer parte da comunidade Lolita por tanto tempo, mas se eu estiver muito errada sobre qualquer coisa, fique à vontade para me avisar.




                  O que faz um outfit ser Boystyle:

  •  Calças. A parte mais importante de um outfit Boystyle. Há uma grande variedade de calças para escolher no Boystyle: calças formais masculinas, calças largas, shorts bufantes (eu sempre tenho vontade de chama-los de "shorts pumpkin" por causa do Poupee!), knickerbockers (calças curtas do início do séc. XX), e até mesmo shorts atados à polainas, ou calças com meias saias, para estilos mais punk. O tipo de calça que eu manteria distância no mundo do Boystyle é o jeans. Uma calça jeans preta e lisa, sem buracos ou desbotamentos serve, mas é só isso no que se diz respeito ao jeans.
  •  Meias/Meias-Calça - Uma importante adição ao look Boystyle são as meias ou meias-calça! Um par listrado preto e branco é o clássico, mas qualquer par que combine, de cor sólida ou estampa, vai servir.
  •  Acessórios para cabeça - Esses acessórios não são tão essenciais para Boystyle quanto são para completar um look Lolita. Em vez de laços, flores e rendas, o acessório para cabeça perfeito para boystyle é o chapéu de tamanho normal. Uma cartola é sempre clássica, mas os chapéus-coco e os bonés de jornaleiro também ficam bem. Evite mini-cartolas se estiver usando Aristocrat, guarde-as para Kodona ou para um look mais infantil.
  •  Colete - Um colete simples é um perfeito complemento para um look Boystyle, usado somente com uma camisa, ou debaixo de uma jaqueta. Se você estiver procurando adicionar um pouco de cor à seu outfit, um colete na cor que você desejar é uma maneira perfeita para fazê-lo.
  •  Jaqueta - Nem sempre é necessária, mas pode completar um outfit. Uma bonita jaqueta por cima de um colete e uma camisa sempre vai ficar legal. Você pode encontrar jaquetas chiques em qualquer lugar, mas se realmente quiser que seu outfit fique diferente (e evitar a aparência de mordomo), você pode querer dar uma olhada em alguma marca japonesa como a Black Peace Now ou a Atelier Boz para uma peça única.
  •  Sapatos -  Um par de sapatos gótico é perfeito para o Boystyle. Botas também ficam ótimas, tanto as que vão até o joelho quanto as que para no meio da panturrilha. Se você planeja usar calças longas então qualquer tipo de sapato masculino formal funciona. Mas você não pode usar nenhum de seus antigos pares de sapatos Lolita com Boystyle, nem mesmo seus úteis Tea Party, eles são fofos demais. Também evite qualquer tipo de sapato com salto pontudo ou você vai acabar mais "foppish" (achei difícil de traduzir, mas é algo como um estilo "afeminado", nesse caso) que Dandy.
  •  Acessórios - Boystyle não depende tanto dos acessórios quanto o Lolita. Tudo que você realmente precisa para equipar um outfit Boystyle é uma boa gravata, um broche, alguns anéis góticos e talvez uma rosa atada ao seu chapéu. Pegue um ou dois desse e você está pronto(a). E talvez você possa carregar uma bengala se quiser parecer estiloso(a).

Se você já tem um guarda-roupa Lolita completo, principalmente se tiver bastante peças Gothic Lolita, tudo que você precisa acrescentar para conseguir alguns outfits Boystyle são alguns pares de calças adequadas e coletes, e ter certeza de que tem um par de sapatos que combine. A melhor parte de adicionar um pouco de Boystyle à seu guarda-roupa é que a maior parte dessas coisas pode ser encontrada offbrand com facilidade, e ainda não é caro! A maior parte das blouses Lolita vão funcionar perfeitamente com Boystyle também.

Os diferentes estilos do Boystyle

Existem vários tipos de sub-estilos diferentes, e há também, como sempre, uma boa mistura deles, mas eu vou cobrir o básico nesse post. Enquanto os sub-estilos do Lolita são diferenciados atravès dos temas e esquemas de cores, o Boystyle geralmente é dividido a partir do comprimento das calças e da "idade" aparente do outfit.

Aristocrat

   
    

O Aristocrat Boystyle é bem parecido com a versão feminina do Aristocrat. É um estilo gótico vitoriano, quase sempre montado em preto, com jaquetas longas, blusas com babados, e decoração mínima. Em Aristocrat as blouses normalmente tem gola alta ou pontuda e frequentemente são usadas com um jabot. Arredondadas golas Peter Pan são raramente vistas no Aristocrat. Em vez das saias longas da versão feminina do Aristocrat, o Boystyle tende a usar calças compridas masculinas formais, ou aquelas calças largas que quase se parecem com saias. Eu não tenho ideia do nome dessas calças. As calças Aristocrat normalmente são cobertas por longos sobretudos, como o dessa foto.

Dandy

         

Dandy é um Boystyle que envolve se vestir como um pequeno príncipe. Eu aaacho que esse estilo também é conhecido como Oujisama, eu normalmente não uso os nomes japoneses para as modas, então não me use como referência nisso! Calças curtas, meias, um par de clunky shoes (normalmente não botas) e um colete usado por cima de uma blusa de babados (deixe sua jaqueta em casa) são os básicos do Dandy. Dandy tende a ser um pouco mais decorado ou cheio de babados do que o Aristocrat. Golas Peter Pan são ok, grandes laços normalmente substituem os jabots, mas aquelas gravatas arredondadas do Lolita também são vistas (não tenho muita certeza sobre o que é que ela está falando, rs). As calças normalmente são um pouco acima ou um pouco abaixo do joelho. São normalmente kinckerbockers ou com amarrações.

Kodona

    

Kodona é o mais infantil dos Boystyles. É bem parecido com o Dandy, já que é muito mais enfeitado que o Aristocrat e usa calças mais curtas, mas como você pode ver, é bem mais "infantil". Meias diferentes, suspensórios, prints e cores chamativas são as coisas que separam o Kodona do Dandy. Botas também são vistas com mais frequência no Kodona que no Dandy, normalmente à meia altura da canela.

Enquanto esses três tendem a ser os principais sub-estilos do Boystyle, existem algumas aparências diferentes no Boystyle. Por conta própria, algo Punk ou Gótico não é necessariamente Boystyle, mas sim, um look que o Boystyle pode se apropriar. Essas são, claro, versões japonesas do Punk ou Gótico, que são bem diferentes das versões ocidentais.

Boystyle x Punk

  

Boystyle x Gothic

  

Coisas para evitar quando for construir um outfit Boystyle


Eu acho que a maior coisa a ser evitada quando você for se vestir no Boystyle, é se parecer com um mordomo ou alguém que está indo para a formatura. Eu sei que soa bobo, mas já vi isso acontecer diversas vezes. Roupas formais masculinas não montam um outfit Boystyle por si sós. As vezes, a linha é bastante embaçada, principalmente com os estilos mais Aristocráticos. Está tudo nos detalhes, um corte vitoriano à sua jaqueta, uma gravata grande, bordas cruas em sua camisa, todas essas coisas vão te ajudar a não parecer que você está aqui para segurar os casacos das outras pessoas. Se você honestamente acha que não consegue montar um look que não faça as pessoas querem te chamar de Jeeves, fique com os estilos mais infantis ou punks do Boystyle.

Por outro lado, você não vai querer parecer que saiu de um clipe de visual kei. Cosplay de Jrock também não faz Boystyle.

Outra coisa para se observar quando for usar Boystyle, são os comprimentos. Boystyle tem vários comprimentos estranhos (longas jaquetas, calças curtas, meias longas, botas altas) e você pode acabar parecendo pouco equilibrado(a) se simplesmente vestir uma variedade aleatória de peças. Não há nenhuma regra estrita sobre comprimentos, vai levar um pouco de tentativa e erro para descobrir o que fica melhor em você. Mas aqui vão algumas coisas que eu evitaria, como: usar calças que param exatamente acima do joelho com botas ou meias que terminam bem abaixo do joelho, combinar shorts muito curtos com meias que chegam até o joelho, usar uma jaqueta que é muito mais comprida que suas calças, ou ter o topo de suas botas escondidos por um short. Basicamente, você não vai querer deixar grandes partes de pele à mostra ou só pequenas faixas estranhas de pele, ou exageram na sobreposição, simplesmente porque essas coisas tendem a parecer esquisitas.

Inspiração Boystyle

Se estiver procurando por inspiração Boystyle dê uma olhada na comunidade do LiveJournal Teddyboys ou o blog Prince Des Enfers!


E é isso. A tradução não ficou exatamente boa, porque algumas palavras estavam bastante complicadas, rs, mas espero que tenha dado para entender. Qualquer coisa, é só falar!

Vou ficando por aqui, até mais ver!

Milky

2 comentários:

Madrepérola disse...

Eu sempre adorei boystyle, mas nunca me arrisquei a vestir, acho que não combina comigo. Eu já havia lido o artigo no idioma original e gostei muito da sua tradução. :)

Ps: Te indiquei para uma tag lá no meu blog.

Milky Yoko disse...

Obrigada pela tag! Vou responder no próximo post :D

recommend

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...