Olá, como vão?
Eu ainda tenho muito para aprender e experienciar em relação a organização, mas os últimos seis meses foram bem produtivos nesse aspecto. Tinha prometido fazer um post sobre o assunto, mas só agora me senti um pouco mais confortável para dar dicas.
Antes de começar, queria dizer que é claro que você não precisa concordar com elas ou segui-las, se achar que não servem para você. Não vou fazer um livro de regras, nem nada do tipo - o ponto é simplesmente compartilhar o que tem funcionado comigo. Outra coisa é que, apesar de eu considerar organização como algo positivo, não significa que eu queria criticar pessoas bagunçadas. Se você está de bem consigo mesmo é isso que importa!
Então vamos lá!
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Organização é um conceito bem amplo - você pode, por exemplo, organizar sua mesa de trabalho, seus papéis, seus horários, suas metas ou sua mente, e as todas essas coisas, embora parecidas em essência, são diferentes e tem graus de complexidade distintos. Por outro lado, elas nunca estão completamente desconectadas umas das outras - se você limpa seu guarda-roupa você está, ao mesmo tempo, organizando suas prioridades mentalmente (a de pendurar peças em cabides em vez de assistir mais um episódio de alguma série no Netflix, por exemplo).
Nesse tempo que passei pesquisando, percebi que para ser verdadeiramente organizado não adianta simplesmente "podar" o problema, é preciso realmente trocar a maneira como você pensa e age - de dentro para fora. Você pode arrumar uma estante hoje e encontrá-la em puro caos algumas semanas depois, se continuar com a mesma mentalidade de sempre. Apesar disso, eu também tenho consciência de que mudar padrões de pensamento não é uma coisa muito fácil, então decidi por começar a falar sobre coisas que você pode fazer imediatamente para organizar melhor seu ambiente externo - e assim, quem sabe, criar "momentum" para procurar avaliar como andam seus hábitos e seus pensamentos de modo geral.
Por fim, lembre-se que não precisa fazer tudo de uma vez - algumas coisas levaram anos para ficar do jeito que ficaram, e não vai ser do dia para noite que você vai conseguir arrumá-las.
★ Organizando seu ambiente externo ★
Livre-se do que não é necessário
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Uma das coisas mais legais e mais difíceis que eu fiz esse ano (a respeito de organização), foi livrar o meu quarto das coisas que eu não usava mais. Eu realmente gosto da sensação de ver objetos inúteis saindo das minhas vistas e coisas supérfluas indo para alguém que vai usá-las mais do que eu - mas, por algum motivo subconsciente, eu também sempre me senti meio mal de jogar fora ou doar certas coisas, rs. Entretanto, para a sua mente, desapegar-se e cortar esse laços com objetos é uma coisa muito boa!
Procure pensar em quais coisas você realmente usa e gosta, e quais estão apenas ocupando espaço. Se algo realmente tiver valor sentimental então guarde - mas não fique se apegando a cadernos velhos que não tem mais utilidade ou roupas que não te servem mais. Venda ou faça uma doação dos objetos que ainda funcionam. Você vai abrir espaço em sua casa e em sua cabeça!
Boa parte dessa ideia eu encontrei no site Vida Organizada - é um blog muito bacana, e me ajudou bastante nesse começo, mas infelizmente ele está em manutenção (na data da postagem). Ele tinha uma lista legal de coisas para jogar fora ou doar, mas como não está dando para acessar eu vou dar uma ideia do conteúdo:
Coisas que você pode jogar fora (ou doar, se for útil para alguém) imediatamente: Tampas de caneta, canetas velhas, cadernos de escola antigos, livros didáticos antigos (a não ser que você use), coisas duplicadas (eu tinha dois curvex, por exemplo, rs), enfeites que você não usa, brinquedos antigos que você não usa - ou aqueles que vem no Mc Donalds, em caixa de cereal etc, roupas que não servem ou que você sabe que nunca vai usar, meias sem par, sapatos que você não usa, contas com mais de cinco anos, convites e cartões velhos, etc.
Resumindo: tudo que você não usa ou sabe que não vai usar por um longo, longo tempo. Fica muito mais fácil organizar as coisas se você não tiver que ficar encontrando lugar para tralha ou para bugigangas que você não gosta ou que não têm utilidade nenhuma. Se estiver pensando em reaproveitar alguma coisa, ou faça isso rápido, ou tenha um plano bem claro de quando e como vai começar - porque, se não, você corre o risco de ficar guardando coisas para projetos que não vai terminar nunca.
Crie uma caixa de entrada
Meramente ilustrativo, rs. Link
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Isso tem a ver com a sua mente, mas não é necessariamente uma mudança de estrutura, então eu resolvi colocar nesse post. Foi o primeiro método que eu testei, e o uso até hoje.
Nota: vale lembrar que existem variações virtuais para os métodos que eu vou listar agora, mas para não deixar o post muito longo eu vou falar só dos meios "físicos" - que para mim têm funcionado melhor. Se tiver curiosidade pesquise por sites como o Todoist ou o Trello.
Arranje um caderno pequeno para andar com ele por aí. Ele será sua "caixa de entrada", então use-o para anotar todo o tipo de coisa durante o dia: uma data importante, uma ideia nova, um filme que recomendaram, uma tarefa diária, etc. Ironicamente, esse caderno não precisa ter o mínimo de organização - o importante é tirar tudo que você tem na cabeça e colocar em um lugar "seguro". Assim você não vai ficar pensando numa coisa até poder fazê-la - e não vai se esquecer de nada também (ou quase nada, rs). Eu costumo escrever tudo em tópicos, por exemplo:
★ Pesquisar sobre Otome Kei
★ Assistir Downton Abbey
★ Pensar num projeto para cerâmica
★ Treinar desenho de anatomia
etc.
Sua missão é, no fim do dia, ler o que você escreveu no caderno e, ou fazer a tarefa, ou colocá-la na sua agenda, ou ainda mandá-la para o "Caderno" (num próximo tópico vou falar disso). Também pode deixar a tarefa lá enquanto ela não for cumprida, mas se for fazer isso, lembre-se de ler o caderno todo com frequência suficiente para não deixar o assunto pendente e esquecido por anos. Risque as tarefas que já tiver feito.
DICA: Essa dica é comportamental, mas acho que vale a pena lembrar. É o seguinte: se puder fazer uma tarefa em menos de dois minutos, faça imediatamente. É melhor fazê-la logo do que anotar na caixa de entrada. Você se livra de um encargo de pronto e ganha tempo para se concentrar em coisas mais importantes.
Tenha uma agenda
A agenda é um dos métodos mais comuns de organização e ela realmente funciona. O que eu faço é, no final do dia, pegar as coisas com datas definidas, ou que são muito importantes e não podem ser adiadas (mas que também não podem ser completadas imediatamente) e coloca-las na agenda. Vejo minha agenda toda manhã e já tenho um "roteiro" das coisas que preciso fazer no dia.
Eu também costumo pegar tarefas da "Caixa de Entrada" que não tem prazos objetivos e marcá-las para determinados dias. Por exemplo: "Pesquisar Otome Kei" é uma tarefa sem data definida, mas se eu não tiver tempo para fazê-la durante a semana, eu marco-a na agenda para o dia de Sábado. Você não precisa fazer esse tipo de coisa se não quiser, e na verdade é bom até deixar alguns dias "para não fazer nada", se não você fica completamente esgotado. Mas a vantagem de tratar assuntos desse tipo como se fossem compromissos é que você acaba os terminando mais rápido do que se tivesse deixado no "limbo" da sua mente ou da sua caixa de entrada, rs.
Eu também deixo na agenda práticas diárias como fazer um exercício no Duolingo, fazer um desenho, ler um capítulo de um livro, fazer alongamentos, etc.
Você já tem um caixa de entrada para escrever tudo que quiser durante o dia e uma agenda para filtrar e marcar as datas e tarefas importantes. Uma terceira opção, que pode ser usada juntamente com as duas anteriores (é o que eu tenho feito) é a do Caderno, ou Caderninho. Eu vi isso nesse vídeo (a moça também tem uma parte dentro dele para Caixa de Entrada):
A ideia é, basicamente, dividir um caderno em setores de importância da sua vida em geral, e assim poder ter uma visão rápida dos seus interesses, sem misturar tudo e fazer uma confusão. Para vocês terem uma ideia, minhas abas do Caderno são:
Wishlist - Coisas que eu quero comprar mas que não são de necessidade básica. Vai de "blouse de mangas curtas" até "canivete suiço" e "bico de pena", rs.
Projetos - São coisas que eu gostaria de fazer, que exigem um pouco de tempo, e que também não são de necessidade imediata. Vai de "customizar um chapéu" até "aprender alemão" e "fazer um cosplay da Lady Oscar".
Recomendações - São as músicas, séries, filmes, vídeos, livros etc, que me recomendaram ou que eu tenho vontade de assistir/ouvir/ler. Se estou com tempo para ver alguma coisa eu venho para essa parte do Caderno e escolho um título.
Blog - Eu anoto ideias para posts no blog. O post de hoje foi tirado daí.
Ideias - São ideias para histórias, desenhos, e para qualquer outra coisa, na verdade. Se estiver faltando inspiração dá para dar uma olhada nessa seção.
Finanças - Isso é bem específico porque cada um tem um tipo de organização financeira diferente, mas eu costumo usar essa parte para anotar rendimentos, dinheiro que as outras pessoas me devem, haha, meus gastos com coisas não essenciais, etc.
Bônus: Sites para guardar coisas feitas
Você também pode, se estiver a fim, se cadastrar em sites como o Filmow ou o Skoob, para marcar os livros que leu ou os filmes que viu. Se for da área artística pode criar uma conta em algum site como o DeviantArt para manter suas produções em ordem (ou pode usar uma pasta no computador e separar por técnica ou por data).
Organizar a vida financeira é um assunto mais amplo, mas você pode começar arrumando suas contas. Normalmente esses papéis só tem validade por cinco anos, então, se tiver cinco pastas, você pode juntar as contas de cada ano em uma pasta diferente. No fim do ano corrente esvazie a mais velha (que vai completar seis anos) e use a pasta vazia para guardar as contas do próximo. Vira um ciclo e fica fácil de achar as contas se você precisar. Se quiser, pode comprar aquelas pastas com divisórias e também separar as contas por mês.
Organize seu computador
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O computador é quase uma casa virtual, então é um provável que, se sua casa estiver desorganizada, seu computador também esteja. O método de limpeza é basicamente o mesmo: jogue fora tudo que não for usar, ou no mínimo tire do PC e guarde num HD externo ou em um pendrive. Seu computador vai agradecer!
Aproveite a facilidade de compartimentalizar assuntos digitais e separe seus interesses em pastas diferentes. Não polua seu desktop - coloque atalhos só para coisas que você realmente usa com frequência. Limpe seus favoritos e separe os sites por áreas de interesse também. E esforce-se para manter a organização depois que terminar - não vá sabotar o próprio trabalho. Salve as coisas nas pastas certas e tudo vai ficar bem mais acessível.
Há mais uma porção de coisas que você pode fazer, mas talvez queira começar com algumas dessas. Eu diria para começar pela primeira dica, já que quando você mexe em coisas físicas (ao contrário de pastas no computador, por exemplo) os resultados ficam mais aparentes e você fica mais motivado.
Lembre-se que organizar é facilitar, então se você estiver se sentindo sobrepujado por técnicas, ou qualquer outra coisa do tipo, pare um pouco para respirar. É comum você "sair da panela e cair no fogo", se não se controlar - passar de totalmente bagunçado para paranoico organizador de um dia para o outro, e na minha opinião, as duas situações são igualmente desconfortáveis. O importante é você se sentir bem com as suas coisas e com a sua vida - e sua felicidade não depende de você cumprir todas as tarefas ou compartimentalizar cada pedaço do seu quarto. :)
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Na internet há uma porção de sites legais com dicas interessantes, então não deixe de procurar instruções mais específicas se você estiver com um problema na sua jornada, rs.
E vocês? Quais métodos de organização já testaram? Como funciona a vida de vocês?
Eu vou ficando por aqui. Espero que tenha servido de alguma ajuda, mas não deixe de perguntar caso tenha ficado com alguma dúvida!
Até breve!
7 comentários:
Nossa, essa postagem veio a calhar. Primeiro porque eu comprei um caderno para fazer um livro de inspirações e depois porque eu estou começando a planejar a minha faxina da primavera. Vou usar essas dicas.
Eu sou muito desorganizada e eu quero muito mudar isso.
Eu definitivamente vou ter que aderir a esta "caixa de entrada", e me livrar de coisas que não uso mais. Vou mudar de estado no final do ano (se tudo der certo), e vou precisar ser muito organizada :s
Valeu pelas dicas rs
Adorei o post e os gifs xD
Mas minha vida é tão corrida se não sei se conseguiria aplicar isso D:
Adorei essas dicas. Eu amo organização e já conheço o Vida Organizada. Eu também passei a seguir o sistema Fly Lady, ajuda muito a manter a vida em ordem! Adorei a forma como você se organiza! Obrigada por compartilhar :)
http://deliriosdeconsumismo.blogspot.com.br/
Que bom que ajudou! Eu estava achando que tinha ficado meio confuso (principalmente para um post sobre organização, haha). Obrigada!
Gostei das dicas. Diferente do que eu vi no livro A Mágica da Arrumação (que eu dei uma folheada por ser novidade aonde trabalho), parece que você não é obcecada por organização como a autora do livro Marie Kondo (o que na época me deixou extremamente incomodada)... rsrsrs
Vou tentar seguir algumas dicas. Adorei a do caderno, mas nunca consegui utilizar agenda. Até já comprei uma, começo a anotar e acabo não seguindo-a. Nesse ponto, tenho certa inveja da minha chefe... rsrsrsrs
Acho que o jeito é fazer tudo devagar, ao nosso tempo. Bom, é assim que eu organizo minhas coisas (ou pelo menos tento).
Obrigada! O importante é você estar feliz, haha. Eu, pessoalmente, acho que me organizar me ajudou muito em vários aspectos, então eu recomendo pelo menos a tentativa, rs. Mas todo mundo é diferente mesmo, no fim você é quem tem que descobrir o que funciona para você. ^^
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