O tema do AFLBN desse mês foi decidido a partir de um jogo de amigo secreto, onde uma blogueira indicava um tema específico para outra. Quem me tirou foi a Madrepérola, e o tema escolhido foi Natal e Gothic Lolita. Gostei muito do tema, porque além de ser super bacana, quem sabe talvez não me dê uma forcinha para usar lolita nesse Natal, rs - já que eu estou me sentindo meio Scrooge esse ano, haha.
Decidi então, tentar montar uma espécie de guia para outfits natalinos voltado mais para o Gothic Lolita (embora talvez esteja meio aberto porque faz tempo que eu não pesquiso estilos muito específicos, rs). Nada é obrigatório, e o post vai ser mais uma visão pessoal da ideia que qualquer outra coisa, então sinta-se livre para usar ou não as inspirações. :)
Cores e estampas
No geral, as cores que mais indicam Natal no mundo todo são o vermelho e o verde. Detalhes dourados ou prateados também são legais porque dão um ar festivo ao outfit, e estampas de brinquedos, sinos, árvores, e castelos são muito bem vindas. Além disso, dá para fazer ótimas combinações com peças gingham ou listradas. Como estamos falando mais especificamente do Gothic Lolita, nesse caso é interessante dar preferência à estampas menos "infantis" (flores podem ser uma boa pedida, por exemplo), ou para estampa nenhuma; e cores mais sóbrias, como um verde mais escuro, por exemplo, ou vinho.
link |
Detalhes dourados são uma boa ideia! link |
O mesmo vale para prints! :) link |
Cortes e tecidos
Não são tão importantes quanto as cores, creio eu, mas um corte mais "militar" de seu vestido pode incrementar seu outfit natalino inspirado em brinquedos (ou no Quebra-Nozes, rs) e empire waists podem dar certo em combinações mais "angelicais", por exemplo. O mesmo conta para tecidos como o veludo e peles falsas, que lembram frio e consequentemente podem remeter ao Natal - embora eu saiba que estando no Brasil esse tipo de coisa talvez seja complicada de vestir, por isso acho que talvez seja melhor transferir essas ideias para os acessórios (no tópico seguinte).
Para não ficar só na moitiè, outro vestido semelhante é esse aqui. link |
link |
Os acessórios vão variar de acordo com a temática escolhida. Se optar por um outfit de tema religioso procure por cruzes, anjos e flores. Se estiver pensando em algo mais neutro e trabalhando só com as cores, pode aproveitar para colocar um pouco mais de brilho no coordinate, com dourados e prateados. Se for um outfit de inverno, você pode procurar por azuis, rendas e brilhos. No geral é a base que você escolheu que vai mandar nas escolhas de acessórios, mas aqui é um bom momento para usar sua criatividade e tornar o outfit mais interessante!
Mana para ideia de inverno, rs. link
link |
Estrelas discretas também funcionam. link |
Não que seja minha intenção negligenciar os chapéus, boinas e enfeites elaborados (que são meus preferidos, rs), já que eles são ótimos e funcionam super bem! Mas como estamos num país quente e essa coisa com a temperatura é meio complicada, achei que fosse bom lembrar que dá para usar as dicas em combinações mais leves e discretas também.
Boinas são sempre muito versáteis! link |
Bolsas, meias e sapatos
O caso é mais ou menos o mesmo dos demais acessórios. Você pode usar o básico, brincando apenas com cores e texturas, ou pode encontrar algo que fique dentro de um tema escolhido. Eu gosto muito das bolsas em formato de livros, por exemplo, e acho que elas podem se encaixar na temática natalina (principalmente as de contos de fadas), porque tem uma certa conexão com a infância e os presentes de Natal.
link |
Sapatos e meias também terão de ir de acordo com o outfit, mas aí vão algumas ideias a respeito deles: se estiver montando uma combinação inspirada em brinquedos, pode aproveitar as estampas de listras, xadrezes e losangos - elas normalmente dão uma cara circense e lúdica para outfit todo. Se for ficar com o tema militar, pode usar botas de cano longo (ou no caso do calor, botas de cano mais baixo). Sapatos delicados e/ou abertos podem funcionar bem com a ideia de inverno ou com uma temática celeste. E como estamos pensando mais em Gothic Lolita, sapatos pretos certamente funcionarão bem com praticamente tudo!
Mais dourado! link |
Esse não é um outfit Gothic, mas o sapatos dessa garota são muito legais! Dê uma olhada aqui.
Outras ideias
★ Gothic Lolita facilita muito para estampas e acessórios de rosas e cruzes, e favorece as cores escuras (como o vermelho e o verde escuro), então não deixe de usar isso a seu favor! Acho que este é o meio mais fácil de atingir um outfit Gothic que tenha uma pegada natalina. É claro que não precisa ser tudo vermelho e verde, rs, mas elas são cores muito úteis, e procurar por imagens nesse padrão pode ser uma boa fonte de inspiração. :)
link |
★ Use todo o brilho que puder! Aproveite que se trata de uma data festiva para incrementar nos dourados, prateados e tecidos reluzentes - e fugir um pouco dos outfits usuais do demais dias do ano.
★ Enquanto pesquisava referências para esse post achei muitas imagens de boystyle, e como não se fala muito nesses estilos, achei que valesse lembrar que boa parte das dicas podem ser aproveitadas para Ouji, Aristocrat e etcs, também.
link |
★ Use a criatividade nas temáticas! Você pode procurar inspiração em histórias de natal, brinquedos típicos, doces (que tal um outfit a la Willy Wonka? haha), temas étnicos, religiosos ou celestiais. Não deixe de dar uma olhada em filmes, peças, desenhos e livros. É uma tarefa bastante divertida! :)
Imagem do ballet O Quebra-Nozes, que eu comentei em algum momento desse post, rs link. |
Aliás, o que vocês acham que é importante para um outfit temático dessa época do ano? Já fizeram algo do tipo? :)
Eu vou ficando por aqui, até mais e boas festas!
Milky
2 comentários:
Você trouxe muitas inspirações lindas. Amei o vestido verde com preto e várias das roupas apresentadas eu usaria. Eu nunca tinha pensando no estilo militar, mas pensando bem lembra "O quebra-nozes" e essa foi uma ideia excelente! Amei o que você fez com a proposta que eu te dei!!
Que bom que gostou! Adorei a proposta, foi muito bacana de escrever ^^
Postar um comentário