Pesquisar este blog

quarta-feira, 27 de janeiro de 2016

★ Receitas saudáveis: Balas de gelatina (ou não) + Suco de casca de melão ★

Olá, como vão?

Como eu decidi procurar me alimentar melhor esse ano, estou armando minha empreitada e testando algumas receitas saudáveis (e fáceis - porque eu cozinho tão bem quanto uma criança de cinco anos), para levar um 2016 mais energético!

Link
Hoje eu vou postar as duas primeiras receitas que testei, mas pretendo fazer outros desses posts ao longo das semanas, para compartilhar as experiências. Para começar com o pé direito (ou não) eu vou postar uma receita de balas de gelatina saudáveis que deram errado, haha. Mas antes que você desanime com elas, eu quero avisar que a receita é super fácil (e gostosa), e é por isso que estou postando, apesar de eu ter conseguido fazer bagunça, rs.

Então vamos lá!

★ Balas de gelatina saudáveis (ou não) ★

As receitas originais foram retiradas do vídeo abaixo. O modo de preparo é bem rápido e simples - a única coisa um pouco extraordinária de que você vai precisar é a fôrma de ursinhos, dê uma olhada:

O vídeo ensina a fazer vários sabores diferentes - eu tentei uma receita com suco de morango, uma com mel e uma com suco de uva, então vou postar os ingredientes para esses sabores. As outras você pode encontrar aqui.

Ingredientes

Balas de mel

★ 1 xícara de chá de leite
★ 3 colheres de sopa de gelatina
★ 4 colheres de sopa de mel

Balas de morango

★ 1 xícara de suco de morango
★ 3 colheres de sopa de gelatina

Balas de uva

★ 1 xícara de suco de uva
★ 3 colheres de sopa de gelatina

Para fazer balas com outros sucos (que não sejam muito densos) é só substituir o sabor do suco na receita - a versão de uva é idêntica a de morango, por exemplo. Embora a moça do vídeo não tenha falado, eu imagino que a gelatina usada deva ser daquelas transparentes/sem sabor (que eu não usei).

Modo de preparo

Balas de mel

★ Despeje meia xícara de leite numa panela e coloque no fogo médio. Polvilhe a gelatina e misture até dissolver. Depois, adicione o mel e dissolva. Adicione o resto do leite e tire do fogo.
★ Despeje numa bandeja de ursinhos e coloque na geladeira para endurecer.

Balas de suco (tanto de uva, quando de morango)

★ Despeje o suco na panela e leve ao fogo (médio). Polvilhe a gelatina e misture até dissolver. Tire do fogo.
★ Despeje numa bandeja de ursinhos e coloque na geladeira para endurecer.

É é isso! Vendo no vídeo dá para ter uma ideia muito boa de como se fazer!

Agora, no meu caso, o que rolou foi o seguinte: como eu não tinha um molde para as balas de ursinho, eu tentei fazer a receita na minha bandeja de fantasminhas - que é para fazer cubos de gelo, e é consideravelmente maior do que a que a que moça usa no vídeo (na esperança de ficar com balas gigantes, haha). Só que o molde de silicone é bem mole, e eu esqueci de colocar algo por baixo dele antes de despejar a receita - e aí, quando eu fui levar para geladeira, o molde dobrou e tudo misturou (as balas todas ficaram meio cor de rosa por causa da gelatina de morango, haha). Eu levei para geladeira assim mesmo, para ver o que acontecia, mas, não sei se porque eu exagerei no tamanho ou se foi o tipo de gelatina (ou qualquer outra coisa), as balas não viraram balas - ficaram com consistência de gelatina normal e desmancharam quando eu tentei tirar do molde. 

Para não desperdiçar, eu coloquei a experiência numa taça de vidro e joguei leite condensado por cima (adeus receita saudável!). Ficou bom, haha, no regrets.


Eu provavelmente vou tentar de novo assim que tiver uma bandeja e a gelatina apropriada. E embora eu tenha estragado a parte do saudável com o leite condensado, acho que se eu não tivesse colocado nada por cima, a receita ainda continuaria sendo amigável para a saúde, então está valendo, rs.

Se alguém já fez essa receita, ou decidir fazer e quiser compartilhar os resultados, eu ficaria contente em ver!

★ Suco de casca de melão 

Eu tirei as instruções para essa desse site. Eu li em alguns lugares que melão faz bem para uma porção de coisas (inclusive para diminuir acne), então resolvi comer mais melão no dia-a-dia. Embora o melão não precise de receita (é só cortar e beleza, rs), as cascas sempre ficavam sobrando, muitas vezes com algum pedaço mais amargo da fruta, e eu não queria jogar coisa fora à toa (até porque a casca tem um monte de vitaminas também), então achei essa receita. 

Ela não é difícil, mas toma um pouco mais de tempo para fazer porque você tem que cortar e separar tudo, antes de jogar no liquidificador. O que eu fiz foi cortar a parte comestível do melão em cubinhos e guardar num pote bonitinho na geladeira - deixar a fruta já cortada facilita bastante para quando você está com fome, mas está com preguiça de fazer alguma coisa complicada (e aí você não tem desculpa para recorrer para uma comida fácil e nada saudável, já que a fruta está lá, totalmente pronta). Depois é só separar as cascas para essa receita, então vamos lá:

Ingredientes

★ 4 xícaras de chá de casca de melão
★ 1 litro de água
★ 1 xícara de chá de açúcar*
★ 2 limões
★ 10 folhas de hortelã

*O açúcar não refinado é melhor, mas se quiser se livrar completamente do açúcar (que é um problema nessa receita), pode tentar substitui-lo por mel. Eu também coloquei menos do que é indicado (tipo um terço de xícara).

Modo  de preparo

★ Pique e ferva a casca de melão. Depois separe a água da casca. 
★ Coloque a água que você usou para ferver no liquidificador e depois complete até 1 litro.
★ Coloque a casca de melão, o açúcar, o suco de limão e a hortelã.
★ Bata bem, coe e sirva gelado.

Eu substituí a hortelã por chá de hortelã, então eu fervi o chá junto com as cascas no primeiro passo. No final, o suco ficou mesmo com gosto de chá. Recomendo tomar assim que estiver gelado, e se possível terminar com ele no mesmo dia ou no dia seguinte.


Por hoje são essas duas! E vocês, conhecem alguma receitá fácil e saudável para fazer em casa? Tem o hábito de procurar essas coisas? Como lidam com a saúde e bem estar de vocês? 

Eu fico por aqui, até mais!

Milky

4 comentários:

Nana disse...

Oi Milky!
Fiquei tão feliz quando li receita de balas de gelatina, uma vez enquanto trabalha nas eleições, a presidente da minha sala levou algumas e eram maravilhosas, infelizmente nunca mais me encontramos e nunca pude perguntar a receita :3
você poderia tentar naquela forminha de gelo convencional, que vem junto com geladeiras de antigamente, será que funciona? Não vai ter a forma de ursinhos, mas já é alguma coisa hahahahaha
Acho que rola aumentar a quantidade de gelatina para umas 4 colheres se for aquela sem sabor que temos que dissolver né? Quero tentar fazer de morango, foi esse sabor que ela levou e que eu amei hahahahahaha
Pelo menos no final deu certo, amo gelatina com leite moça, apesar de não ser nada fitness! Hahahahaha

Adorei a dica do suco, amo melão e como até a parte mais amarguinha #mejulgue UHSduhsduhsdus Mas vou tentar fazer com certeza, ainda mais nesse calor e com hortelã deve ficar bem refrescante *-*

Lolivlet Victorique disse...

waaa que delicia ;-;
Esses dias estava pensando nisso e agora vejo seu post <3
http://diariodelolivlet.blogspot.com.br

Bruna Guedes disse...

Ameeeeeeeei *-*
Meu Deus! Deve ficar uma delíciaaa, principalmente a de mel e a de uva haha
Vou tentar fazer viu mas vou procurar por uma forminha fofa antes ashuashu
beijos
Ganurb

Milky Yoko disse...

Que bom que foi útil! Eu tinha certeza que a de mel ia ficar bem boa também, haha, mas mesmo a versão bagunçada ficou gostosa xD. Não sei se dá certo na forma de gelo, porque eu fiz uma coisa meio parecida e não funcionou, mas talvez se aumentar a quantidade de gelatina (como você falou) fique bom! Acho que só testando para saber...

Abraço!

recommend

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...