Pesquisar este blog

sexta-feira, 21 de novembro de 2014

★ Hidromel caseiro - receita ★

Olá, como vão?

Para variar um pouco o teor dos posts (e porque eu não estou com muito tempo para escrever), vou republicar essa receita de hidromel que tentei fazer há um tempo atrás e que eu tinha postado no blog antigo. Não deu exatamente certo, mas acho válido compartilhar a experiência, rs. :)

Mês passado (há milhares de anos, rs) eu participei do AGE e experimentei o hidromel que o pessoal do RPG estava vendendo lá - e a bebida era muito, muito boa mesmo. Infelizmente eu não comprei a garrafa no dia e depois fiquei com saudades, rs. Como hidromel não é uma coisa que você acha com facilidade por aí, eu resolvi seguir umas receitas que encontrei na internet para fazer o meu próprio, então hoje vou compartilhar a experiência com vocês.

link 
Aviso: como dito acima, hidromel é bebida alcoólica, então pense bem se vai querer fazer a receita ou não. Estou pensando em tentar fazer uma versão sem álcool depois, mas não é essa!

★ Hidromel Caseiro ★

Você vai precisar de:

★ Um galão de água (vamos usar a água que vem dentro e o próprio recipiente então não jogue nada fora) - para essa receita eu usei um galão de 5L, mas só vamos precisar de 4L.
★ Uma mangueira ou tubo
★  Uma garrafa ou recipiente menor
★ 600 gramas de mel puro
★ 6 gramas de fermento biológico para pão

NOTA: Use realmente o mel puro, não aqueles que são feitos a base de glicose, porque o sabor vai ser completamente diferente - uma vez que é a própria glicose que fermenta (se o mel na verdade for glicose pura, a bebida vai virar álcool puro também). :s


Existe uma grande gama de variações no preparo de hidromel. Você não precisa acrescentar mais nada na receita se não quiser, mas se tiver vontade de mexer um pouco no sabor pode colocar suco de frutas, chá, etc.

Nessa receita eu usei:

★ suco de 1 laranja
★ 1 sachê de chá cítrico

Ingredientes conferidos? Então agora é a hora de construir seu fermentador.
Essa parte é bem interessante e torna a fabricação da bebida bem divertida. Vamos lá:

Construindo o fermentador

Você vai precisar fazer esses mecanismos malucos para sua fermentação funcionar. Quanto mais tempo deixar a bebida descansando, maior o teor alcoólico será, por isso você pode querer optar por colocar uma segunda mangueira na garrafa maior para poder experimentar o hidromel de vez em quando. Eu não usei isso, então vou ensinar do jeito mais simples.

1º - Faça um furo na tampa da garrafa maior por onde você possa passar a mangueira. Pode fazer a mesma coisa na menor se precisar (se não, pode simplesmente encaixar a mangueira no gargalo da garrafa)

2º - Coloque um pouco de água com sal na garrafinha pequena. Não precisa encher a garrafa e uma colher de chá de sal já é suficiente.


tirei essa imagem desse site, ele usa uma segunda mangueira para retirar as amostras~

Deixe isso de lado por enquanto e vamos ao preparo do hidromel:

Fazendo o Hidromel

1- Separe dois litros da água do galão (o que sobrar você pode colocar para fora) e deixe em fogo alto.

2- Pode acrescentar os ingredientes adicionais nessa etapa, então coloque o mel, o suco de laranja e o chá para ferver junto com a água. Mexa um pouco para o mel desgrudar do fundo e se misturar bem. Quando achar que a solução está líquida o suficiente ainda vai ter que deixar por mais vinte minutos sem mexer, para os ingredientes se dissolverem por completo.


- Se formar uma camada em cima da panela, retire.

3- Acrescente agora os 2 litros de água (em temperatura ambiente) restantes na mistura.

4- Adicione o fermento e devolva tudo dentro do galão. Deixe esfriar antes de tampá-lo ou vai matar boa parte das leveduras.

5- Depois de esfriar pode tampar o galão. A mangueira que vai dar saída na garrafa menor não deve encostar no hidromel (veja o desenho lá em cima), mas a outra extremidade dela, que vai dentro da garrafinha tem que ficar imersa na água com sal, assim os gases liberados pela fermentação vão poder sair pela água, mas nada vai conseguir entrar na garrafa com o seu hidromel (é o que chamam de air-lock).

6- Passe fita isolante na tampa do garrafão. Não há necessidade de fazer isso na pequena, mas se quiser garantir, sem problemas :)

Fica assim no final:


Você vai ter que esperar no mínimo duas semanas para ficar pronto, mas pode deixar mais ou menos tempo, de acordo com a quantidade de álcool que espera da bebida. Eu deixei até a fermentação terminar (que foi por volta de duas semanas também). A bebida tem que ficar em um lugar escuro para facilitar a ação das leveduras.

NOTA: o air-lock é extremamente importante, se os gases não forem liberados há chances da garrafa explodir, e se o caso for o contrário (outros gases entrarem) eles vão interferir na fermentação e deixar seu hidromel parecendo vinagre.

A fermentação da glicose gera bolinhas na garrafa menor e faz um barulho baixinho. Dá para saber quando acabou, porque essas coisas param de acontecer e forma uma faixa branca no fundo da garrafa. A bebida vai ficar bem mais clara também:


7 - Tire a bebida de dentro da garrafa e coe para se livrar das leveduras mortas. 

Ainda vai ter que deixá-la um bom tempo na geladeira para que qualquer levedura que tenha sobrado se deposite no fundo, mas já pode experimentar se quiser. Quanto mais tempo ficar parado melhor, mas aí é opção sua. Eu deixei outra semana...


É um processo em demorado e exige bastante paciência (quanto mais paciência melhor para o sabor, na verdade), mas eu acho que vale a pena. Rende bastante e a bebida é muito boa (quando dá certo, rs). 

Eu não gostei muito do meu resultado por que eu inventei de usar o 'mel falso' que é feito basicamente de glicose e isso acabou deixando meu hidromel com gosto de álcool puro no final, haha. Como ficou difícil de engolir, eu misturei um pouco de suco de pêssego, e por incrível que pareça não ficou tão ruim, rs - mas também não ficou nem um pouco parecido com o que deveria ter sido, então da próxima vez vai ser com mel de verdade.

Também vou ver se faço a receita sem álcool e depois compartilho os resultados. 

E é isso, espero que se saiam melhor do que eu e se divirtam tomando a bebida dos deuses!

Até breve!

Milky

Nenhum comentário:

recommend

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...